Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 04 > Estudo sobre transmissão elétrica é destaque em revista internacional
conteúdo

Pesquisa

Estudo sobre transmissão elétrica é destaque em revista internacional

O artigo foi elaborado pelo ex-aluno Engenharia Mecatrônica Augusto Laviola e teve a orientação dos professores Felipe Gomes e Isabela Miranda.
Imagem cedida pelo entrevistado

Imagem cedida pelo entrevistado

O artigo desenvolvido pelo ex-aluno Augusto Laviola foi publicado no periódico international Reliability Engineering and System Safety. Intitulado “Uma nova proposta de planejamento de expansão estática de sistemas de transmissão de energia elétrica utilizando indicadores estatísticos”, o  trabalho foi originalmente seu trabalho de conclusão de curso em Engenharia Mecatrônica, orientado pela professora Isabela Miranda e coorientado pelo professor Felipe Gomes. 

O engenheiro começou a trabalhar nessa linha de pesquisa em 2017, através de uma iniciação científica sob orientação da professora  Isabela Miranda de Mendonça. Ele conta que durante a graduação não teve nenhuma disciplina associada a essa área e foi na iniciação científica que surgiu a ideia de seguir trabalhando com o tema em seu trabalho de conclusão de curso. 

Para Augusto, “trata-se de um tema muito importante pois esse tipo de planejamento consiste em um problema de programação não linear inteira mista de difícil solução. Dessa forma, trabalhos desenvolvidos na área e que proporcionam boas soluções para sistemas de pequeno, médio e grande porte são muito bem vistos pela comunidade científica.” 

Como pesquisador e estudante de Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), ele acredita que a publicação de um artigo em um periódico internacional com qualis A1 é um indicativo que está no caminho certo e isso o incentiva cada vez mais. Além desta publicação de alto impacto, demais artigos foram desenvolvidos sobre o tema e apresentados no XXII Congresso Brasileiro de Automática (2018) e 14º Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (2019). 

A escrita, submissão e acompanhamento do processo de revisão e publicação do trabalho teve a contribuição da professora Natália dos Santos Renato (UFV), o  professor Ivo Chaves (UFJF), além dos professores citados anteriormente, Isabela e Felipe,  pode ser encontrado na plataforma da ScienceDirect neste link

 

 

registrado em: