Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > Extensão > 2019 > 07 > Campus JF oferece formação musical gratuita e aberta ao público
conteúdo

Extensão

Campus JF oferece formação musical gratuita e aberta ao público

O programa de Extensão "Música para Todos" está recebendo novos participantes para os projetos "Canta IF", "Jovens Músicos" e "Ritmos do Maracatu".

O programa de Extensão "Música para Todos", coordenado pela professora Helen Barra de Moura, do Núcleo de Artes, está recebendo novos participantes. O objetivo é expandir suas ações e agregar mais componentes, tanto da comunidade interna do Campus JF (alunos, professores, servidores técnico-administrativos e funcionários terceirizados) quanto da comunidade externa. 

O programa promove a formação musical dos participantes através de técnicas diversas. São várias ações, como o coral "Canta IF", o projeto "Jovens Músicos" e os "Ritmos do Maracatu".  Para participar, basta comparecer ao Campus JF nas datas e horários dos ensaios. 

Veja abaixo algumas informações sobre os projetos englobados pelo programa "Música para Todos":

Canta IF – é um grupo de canto coral que, por meio de técnicas vocais e de peças musicais escritas especialmente para coro, desenvolve nos participantes a emissão correta do som e educa, de forma lúdica, as vozes e ouvidos, a respiração e os limites vocais. Aqui, literalmente aprende-se cantando. Os ensaios acontecem todas as quintas-feiras, das 18 às 19h20, na sala 201 do Bloco J. Qualquer pessoa pode participar, inclusive as que não sabem cantar. Esses podem contar com a colaboradora externa Carla Imaculada Rosa Barbosa, que prepara os participantes para o ingresso no coral através de aulas de técnica vocal ministradas às quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 15:00, na mesma sala. Pessoas que tenham outros interesses além do canto, também podem participar das aulas.

Jovens Músicos do IF – é um grupo que promove a formação musical de seus membros através de ensaios de naipes de instrumentos e de aulas de teoria e percepção musical. Os participantes devem saber tocar e ter o instrumento para participar. Os ensaios acontecem todas as quartas-feiras, das 17 às 18h30, na sala 201 do Bloco J.

Ritmos do Maracatu – é uma oficina de canto, dança e percussão do Maracatu. Além desses elementos, também são trabalhados a história e a cultura do Maracatu de baque virado, um folguedo de origem afro-brasileira. As oficinas são ministradas pelo colaborador externo Marcos de Oliveira, fundador e professor do grupo Maracatu Estrela da Mata. Os ensaios acontecem às terças-feiras, às 17h, na quadra coberta do Campus Juiz de Fora.

Para participar de qualquer uma dessas ações, não é necessária inscrição prévia. Basta chegar nos horários e dias informados e participar. As ações são gratuitas e abertas à toda comunidade juizforana.

Outras informações podem ser obtidas na Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias (DERC) pelo telefone (32) 4009-3069.

registrado em: ,