Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 03 > O papel da mulher nos espaços políticos é discutido na Semana Marielle Franco
conteúdo

Geral

O papel da mulher nos espaços políticos é discutido na Semana Marielle Franco

O evento é gratuito e voltado para a comunidade interna.

O Grêmio Estudantil do Campus Juiz de Fora está organizando a Semana Marielle Franco, de 16 a 20 de março, para marcar as lutas dos movimentos sociais. O nome é uma homenagem à vereadora do Rio de Janeiro que foi assassinada junto com seu motorista Anderson Gomes há dois anos e defendia os direitos humanos, feminismo e criticava a intervenção policial no estado. 

O evento propõe discutir o papel da mulher nos espaços políticos com uma  semana de organização e ação do movimento estudantil. Para Maria Clara Fernandes, estudante do 2° ano de Desenvolvimento de Sistemas e integrante do Grêmio,  “Marielle foi um grande nome da luta por uma sociedade mais justa, sem opressão e menos violenta. Lembrar de seu nome é manter acesa a chama da luta e da transformação nos estudantes. Nós não poderíamos deixar de trazer esse debate para a escola. ” 

Além do Grêmio, o evento também é organizado pela Federação Nacional dos Estudantes de Ensino Técnico (Fenet), o coletivo IFeministas e o Movimento de Mulheres Olga Benário. 

Juliana Auler, estudante de Letras da UFJF, que compõe o coletivo Olga Benário, destaca a importância da semana. “Entendendo que hoje boa parte das estudantes se interessam pela discussão do machismo e na construção do feminismo. O evento busca trazer esses debates para dentro da escola, fazendo com que os alunos possam construir alternativas políticas e se formarem para a construção de uma outra sociedade.”

Confira a programação abaixo:

Data

Atividade

Horário

Lugar

16/03

Debate: “Mulheres e Política”. Participação dos coletivos Olga Benário e IFeministas

12:15h

Auditório do bloco A

17/03

Debate: “Ditadura nunca mais! Pela memória, verdade e justiça". Participação de alunos de escolas estaduais e representantes de movimentos sociais.

12:15h

Auditório do bloco A

18/03

* Participação no ato em defesa da educação e serviço público.

 

 

19/03

Cinedebate: Uma História de Amor e Fúria.

12:15h 

Auditório do bloco A

20/03 

Ato: “Estudantes contra o fascismo: Marielle Vive!"

12:15h

Hall de entrada

* O local do ato depende da liberação dos professores do Instituto. Se os docentes aderirem à paralisação, o ato sai do IF e segue até o Parque Halfeld. Caso contrário, os estudantes se encontrarão no Parque Halfeld. O horário do ato ainda não foi definido. 



registrado em: