Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 05 > IF Mais Empreendedor seleciona bolsistas de Informática e Letras

IF Mais Empreendedor seleciona bolsistas de Informática e Letras

Inscrições já estão abertas e vão até 14 de maio. São 12 bolsas no valor de R$400 para auxiliar em ações que pretendem fomentar a prática de leitura e escrita.

Estudantes do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que estejam a partir do segundo ano do ensino integrado e do 2º módulo da modalidade subsequente, podem se inscrever, até o dia 14 de maio, na seleção de quatro bolsistas para o Programa IF Mais Empreendedor Nacional. Os interessados devem preencher o formulário (clique aqui e acesse) e anexar o histórico escolar. A remuneração é de R$ 400.

Também são ofertadas oito bolsas para alunos regularmente matriculados a partir do 3º período do curso de Licenciatura em Letras do Campus São João del-Rei, que deverão elaborar uma carta de intenções e enviar no ato da inscrição. Todos os 12 estudantes selecionados terão uma carga horária semanal de 20 horas e vão atuar nas ações de dois projetos que integram o programa, com início previsto para junho e término no dia 13 de dezembro.

Um deles, intitulado “Caminhos para repensar a escrita do presente: ações de apoio à manutenção e crescimento de cursinhos de redação de Juiz de Fora” tem como objetivo assessorar pelo menos cinco cursinhos de redação da cidade, a fim de conter a perda do número de discentes, bem como aumentar o número de alunos interessados em fazer parte dessa rede de ensino.

Já o projeto “Cri(s)e na pandemia: buscando soluções para a melhoria do comércio de livros e para a ampliação dos hábitos e índices de leitura” pretende assessorar pequenas livrarias e sebos da cidade de Juiz de Fora que tenham sido afetados pela pandemia. As ações foram planejadas com o intuito de incentivar o hábito da leitura, contribuir para o aumento da venda de livros e, assim, fortalecer este setor que vem tentando se equilibrar e se reinventar para resistir à crise que se agudiza a cada dia.

Essas ações serão financiadas pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (Fadema) e são coordenadas pelas professoras Patrícia Botelho e Dayane Moura do Núcleo de Línguas do Campus Juiz de Fora.

Todos os detalhes podem ser conferidos através do edital disponível aqui.

Confira 1ª retificação do edital.