Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 01 > IF Sudeste MG promove a "I Semana Multicampi de Resistência Negra e Minorias"
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG promove a "I Semana Multicampi de Resistência Negra e Minorias"

O evento será feito de forma virtual, com transmissão pelo canal de YouTube do Instituto. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Acontece nas próximas terça e quarta-feira, dias 19 e 20 janeiro, a "I Semana Multicampi de Resistência Negra e Minorias" do IF Sudeste MG promovido por servidores de diversos campi da instituição e transmitido pelo canal oficial do Youtube do IF Sudeste MG. A abertura será às 18 horas do dia 19 com a mesa de debate “Juventude Negra”.

O evento contará com mesas redondas e apresentações artísticas que visam discutir as vivências negras na contemporaneidade, a partir de reflexões históricas, políticas, econômicas e artísticas.

A proposta conta com a participação e organização dos servidores: César Augusto Neves (Campus São João del- Rei), Denise Souza Rodrigues Gasparini (Campus Rio Pomba), Luis Eduardo Oliveira (Campus Juiz de Fora), Monique Ivelise Pires de Carvalho (Campus Rio Pomba), da estudantes Sara Silveira e Urias Couto Gonçalves (Campus Rio Pomba) e Vânia Márcia de Paula (Campus Juiz de Fora).

“A ideia surgiu primeiramente, de um desejo meu, enquanto mulher negra, docente, de reunir colegas com interesse comuns na questão de representatividade. O evento quer discutir a questão da resistência negra, bem como ampliar para outras minorias (LGBTQIA+, mulheres, negros, quilombolas e indígenas) e vimos que é um assunto necessário e urgente a ser abordado no IF Sudeste como um todo e merece ser discutido em diversas instâncias. O evento parte então, desse desejo de colocar essa pauta em destaque.”, explica Professora Monique Ivelise, que atua na área de conhecimento de Português e Espanhol.

O público-alvo do evento são os estudantes da Educação Básica (em especial do Ensino Médio), graduação e da pós-graduação. No entanto, servidores, integrantes dos movimentos sociais negros e a comunidade em geral também são convidados para a reflexão em torno da Juventude Negra, lugar da mulher negra na Literatura e Artes.

Faça a sua inscrição no site do evento. A transmissão das mesas será pelo canal do Youtube do Instituto. O link será disponibilizado pela plataforma do Even3.

 

Confira a programação completa:

Dia 19:

18:00 MESA: JUVENTUDE NEGRA

Dell Ribeiro - Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela UFSJ, está cursando Letras Literatura pela mesma instituição e Pós em Didática e Trabalho Docente no IF SUDESTE MG, Campus São João del-Rei.
Lorena Alves de Medeiros - Bacharel em Ciências Humanas pela UFJF, está cursando Ciências Sociais também pela UFJF. Egressa do IF Sudeste - campus Rio Pomba.

Mediação: prof° Urias Couto Gonçalves (IF Sudeste - Rio Pomba)

19:30 - Exibição dos clipes da MC Mari P

Dia 20

18:00 Mesa: A ESCRITA LITERÁRIA E A VIVÊNCIA DE PÓS-ABOLIÇÃO DA MULHER NEGRA

Daniele Neves - Graduanda em História pela UFSJ, com pesquisas com ênfase no pós-abolição em Minas Gerais.
Mirian Cristina dos Santos - Doutora em Letras:Estudos Literários pela UFJF, Mestra em Letras pela UFOP, Especialista em Políticas de Promoção da Igualdade Racial pela UFOP e graduada em Letras pela UFSJ.

19:30: Apresentação artística: As Ruths

Mediação: Professora Monique Ivelise (IF Sudeste MG - Rio Pomba)

 

registrado em: