Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 11 > Impactos econômicos de festas culturais em Juiz de Fora são discutidos no Eventualidades

Em sua sexta edição, o evento organizado pelos alunos do curso técnico em Eventos contou com a participação de representantes da prefeitura e das festas alemã e angolana.
Exibir carrossel de imagens A equipe de organização do Eventualidades junto com a professora Gheysa Gama

A equipe de organização do Eventualidades junto com a professora Gheysa Gama

A sexta edição do Eventualidades trouxe, no último dia 13 de novembro, as festas Alemã e Angolana para o Campus Juiz de Fora. O evento, organizado pelos alunos do curso técnico em Eventos, discutiu os impactos econômicos que estes acontecimentos que exploram a cultura local. Os participantes também puderam conferir apresentações de danças, exposição de trajes típicos e um show da banda Makaia.

A primeira palestra foi ministrada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta) da Prefeitura de Juiz de Fora, Rômulo Veiga. Ele falou sobre o papel do poder público no fomento de eventos culturais, citando como exemplos a Rainbow Fest e o Carnaval do Rio de Janeiro, os entraves burocráticos existentes e os impactos que geram na economia. “Do ponto de vista econômico, é evidente que toda atividade tem potencial. Então vai gerar emprego e renda, diretos e indiretos; e fornecedores vão existir para promover esses eventos. Se bem estruturados, vão trazer visitantes de fora. Então, são eventos que podem ser ativos valiosos para a dinâmica econômica do município”.

Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com Sálcio Del’Ducca e Bernardo B20, organizadores, respectivamente, das festas Alemã e Angolana, que debateram sobre os desafios na realização de seus eventos. B20 entende que o principal obstáculo é a falta de apoio. Já Sálcio vê que o maior desafio para a realização da Deutches Fest é sua viabilidade econômica, levando em conta a conjuntura econômica atual e o fato de a festa crescer mais a cada ano.

O estudante Wemerson Macanha, que participou da produção do Eventualidades, destacou a importância da presença de um representante do poder público no evento e que o conteúdo da palestra trouxe um aprendizado sobre o setor de eventos em geral, especialmente em Juiz de Fora. “Ele (Rômulo Veiga) trouxe a realidade de Juiz de Fora e até projeções futuras, para que a gente consiga entender que tem muita coisa pela frente. Hoje, a realização desse evento pode ser mais um passo, para aumentar o incentivo à cultura, na realização de eventos que impactem a cidade”.

A professora Gheysa Gama, que coordena da realização do Eventualidades, viu na presença dos convidados uma ótima oportunidade de aprendizado pelos alunos. Destacou, também, o empenho dos alunos para a realização do evento. “O Eventualidades foi feito para isso, para os alunos aprenderem a fazer e aprenderem com conteúdo. Isso eles tiveram bastante, eu espero”.