Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 11 > Impactos econômicos de festas culturais em Juiz de Fora são discutidos no Eventualidades
conteúdo

Geral

Impactos econômicos de festas culturais em Juiz de Fora são discutidos no Eventualidades

Em sua sexta edição, o evento organizado pelos alunos do curso técnico em Eventos contou com a participação de representantes da prefeitura e das festas alemã e angolana.
Exibir carrossel de imagens A equipe de organização do Eventualidades junto com a professora Gheysa Gama

A equipe de organização do Eventualidades junto com a professora Gheysa Gama

A sexta edição do Eventualidades trouxe, no último dia 13 de novembro, as festas Alemã e Angolana para o Campus Juiz de Fora. O evento, organizado pelos alunos do curso técnico em Eventos, discutiu os impactos econômicos que estes acontecimentos que exploram a cultura local. Os participantes também puderam conferir apresentações de danças, exposição de trajes típicos e um show da banda Makaia.

A primeira palestra foi ministrada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta) da Prefeitura de Juiz de Fora, Rômulo Veiga. Ele falou sobre o papel do poder público no fomento de eventos culturais, citando como exemplos a Rainbow Fest e o Carnaval do Rio de Janeiro, os entraves burocráticos existentes e os impactos que geram na economia. “Do ponto de vista econômico, é evidente que toda atividade tem potencial. Então vai gerar emprego e renda, diretos e indiretos; e fornecedores vão existir para promover esses eventos. Se bem estruturados, vão trazer visitantes de fora. Então, são eventos que podem ser ativos valiosos para a dinâmica econômica do município”.

Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com Sálcio Del’Ducca e Bernardo B20, organizadores, respectivamente, das festas Alemã e Angolana, que debateram sobre os desafios na realização de seus eventos. B20 entende que o principal obstáculo é a falta de apoio. Já Sálcio vê que o maior desafio para a realização da Deutches Fest é sua viabilidade econômica, levando em conta a conjuntura econômica atual e o fato de a festa crescer mais a cada ano.

O estudante Wemerson Macanha, que participou da produção do Eventualidades, destacou a importância da presença de um representante do poder público no evento e que o conteúdo da palestra trouxe um aprendizado sobre o setor de eventos em geral, especialmente em Juiz de Fora. “Ele (Rômulo Veiga) trouxe a realidade de Juiz de Fora e até projeções futuras, para que a gente consiga entender que tem muita coisa pela frente. Hoje, a realização desse evento pode ser mais um passo, para aumentar o incentivo à cultura, na realização de eventos que impactem a cidade”.

A professora Gheysa Gama, que coordena da realização do Eventualidades, viu na presença dos convidados uma ótima oportunidade de aprendizado pelos alunos. Destacou, também, o empenho dos alunos para a realização do evento. “O Eventualidades foi feito para isso, para os alunos aprenderem a fazer e aprenderem com conteúdo. Isso eles tiveram bastante, eu espero”.

 

registrado em: