Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 12 > Livro de professor do Núcleo de História é publicado na Espanha

Livro de professor do Núcleo de História é publicado na Espanha

"Atmósfera de Plomo. Las Declaraciones de Estado de Sitio en la Primera República Brasileña" é o título da publicação que resultou da tese de doutorado defendida professor Antonio Gasparetto.

O professor Antonio Gasparetto, do Núcleo de História, lançou o livro “Atmósfera de Plomo. Las Declaraciones de Estado de Sitio en la Primera República Brasileña". O trabalho é resultado de sua tese de doutorado e foi publicado em língua espanhola pela editora Tirant lo Blanch, de Valência, uma das mais prestigiadas da Espanha.

Essa tese conquistou o segundo lugar mundial em abril de 2019 no prêmio internacional de Investigación Doctoral en Historia del Derecho en América Latina. Já são quatro livros lançados pelo professor e outros dois estão em fase de finalização e devem ser publicado em 2020.

O trabalho aborda a utilização do instituto constitucional "estado de sítio", que consiste, entre outras coisas, na suspensão das leis em períodos de emergência, criando assim, um estado de exceção. O período analisado pelo pesquisador marca a fase brasileira em que o recurso foi mais utilizado, por 9 de seus 12 Presidentes. A pesquisa traz uma análise do uso do direito para fins políticos no período da primeira República brasileira. “Essa é uma questão que é recorrente em nossa história e muito atual. Essas reflexões ajudam a construir uma compreensão sobre a tensão existente entre Direito e Política no país”, conta Gaparetto.

O professor, que foi aluno do Campus Juiz de Fora, relata a gratidão por poder retribuir o que aprendeu dentro da instituição. “Essa conquista é a realização de um sonho e o alcance de uma meta. Sinto-me muito orgulhoso de ter traçado toda a minha trajetória até aqui em instituições públicas de ensino, onde fiz graduação, mestrado e doutorado. Foi a universidade pública que me ofereceu oportunidades das mais variadas e jamais imaginadas”.

Por enquanto, o livro pode ser adquirido no site da editora, em versão impressa ou e-book.