Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 12 > Nota de esclarecimento sobre retorno das atividades presenciais
conteúdo

Geral

Nota de esclarecimento sobre retorno das atividades presenciais

A Direção-Geral do IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora divulga orientações sobre o retorno das atividades presenciais no Campus

Prezados pais e alunos,

O IF Sudeste MG aprovou recentemente o seu Plano de Retomada das Atividades Presenciais (Resolução 44/2021 do Conselho Superior), que prevê um retorno gradual e seguro para todos os seus campi. Este plano estabelece quatro cenários de retorno que determinam quais atividades podem ser desenvolvidas de forma presencial, a depender da situação dos seguintes indicadores que refletem a situação local da pandemia: taxas de contágio, índices de vacinação, ocupação de UTIs e taxa de incidência para COVID-19. Tais indicadores são reavaliados quinzenalmente por um comitê especializado para determinar avanços ou retrocessos entres os cenários.

Atualmente, o Campus Juiz de Fora se encontra no Cenário 2, que possibilita a retomada de atividades presenciais apenas das disciplinas práticas que não puderam ser adequadamente adaptadas ao ensino remoto emergencial (no caso, pertencentes aos cursos de graduação e técnico concomitante/subsequente) e somente para as turmas que possuem alunos em condições de conclusão do curso. Ou seja, neste cenário, não seriam ofertadas disciplinas presenciais para os cursos técnicos integrados.

É importante ressaltar que a avaliação de viabilidade de adaptação das disciplinas ao ensino remoto emergencial é de responsabilidade dos colegiados de curso que possuem total autonomia para tal. Desta forma, o Campus Juiz de Fora buscou verificar com os colegiados de curso quais disciplinas se enquadrariam na situação apresentada acima e constatou que nenhuma atenderia os requisitos para a retomada das atividades presenciais.

Percebendo as demandas e anseios da comunidade, o Campus Juiz de Fora está buscando, junto aos órgãos competentes do IF Sudeste MG, a revisão dos critérios para antecipar a mudança para o próximo cenário, o que possibilitaria a retomada gradual de uma maior parcela das disciplinas dos diversos cursos (incluindo algumas disciplinas dos cursos técnicos integrados).

A mudança do cenário 2 para o cenário 3 está atualmente condicionada ao atendimento simultâneo de todos os critérios a seguir:

- Índice de vacinação da população total das macrorregiões centro sul e sudeste do Estado de Minas Gerais acima de 70%: 2ª dose ou dose única (https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro)

- Média móvel de sete dias consecutivos da Taxa de contágio do estado de Minas Gerais (R)<0,8 (https://loft.science/).

- Proporção de leitos UTI SUS exclusivos para COVID-19 ocupados nas macrorregiões centro sul e sudeste do Estado de Minas Gerais com média móvel de sete dias consecutivos abaixo de 40% (https://coronavirus.saude.mg.gov.br/painel)

- Percentual de Variação da Taxa de Incidência para COVID-19 menor que 5% realizadas nas macrorregiões centro sul e sudeste do Estado de Minas Gerais (https://www.mg.gov.br/minasconsciente/transparencia)

Reforçamos que estamos buscando sempre as melhores alternativas que atendam à comunidade do Campus Juiz de Fora e que garantam a saúde e segurança de todos. Esperamos revê-los em breve, retomar nossas atividades presenciais e continuar ofertando um ensino público, gratuito e de qualidade, que é a característica do Campus Juiz de Fora.

registrado em: