Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 05 > Nova diretora de Ensino do Campus Juiz de Fora fala sobre desafios e adaptação

Nova diretora de Ensino do Campus Juiz de Fora fala sobre desafios e adaptação

Diante das limitações geradas com a pandemia, Eugênia Jabour ressalta a importância de um trabalho coletivo e integrado.

A nova Diretora de Ensino, professora Eugênia Jabour.A nova Diretora de Ensino, Eugênia Jabour, conta que seu principal papel é dar continuidade à construção de uma escola democrática, justa e solidária. “O que a escola é hoje é resultado do trabalho, do comprometimento e da dedicação de servidores técnico-administrativos, professores e alunos.” Ela integra a nova equipe de gestão do Campus, a convite da Diretora-Geral eleita Cláudia Coura.

Sobre os desafios a serem enfrentados, Eugenia ressalta as dificuldades do Ensino Emergencial Remoto. “O ano de 2020 nos impôs um novo modelo pedagógico voltado para a construção de uma escola para os tempos de pandemia. Os esforços profissionais foram enormes, mas conseguimos manter a escola viva.” Já para a etapa que se inicia, ela destaca que protocolos de segurança sanitária serão implementados.

O ensino é uma das áreas indissociáveis da educação que cuida do desenvolvimento de conhecimento para gerar reflexão crítica. A Diretoria de Ensino é o órgão que planeja, coordena e fomenta políticas de ensino na instituição. Articulada à pesquisa e à extensão, acompanha as atividades do Campus e determina diretrizes para todos os cursos, desde a educação básica profissional e tecnológica ao ensino superior.

Dentre outras atividades, a Diretoria tem como funções elaborar os calendários acadêmicos, o planejamento didático-pedagógico e as normas acadêmicas, bem como prestar assessoria aos demais órgãos do Campus com relação ao ensino. Também supervisiona a avaliação dos projetos pedagógicos dos cursos ofertados, estabelecendo mecanismos que garantam sua atualização.

Neste momento, questões como acesso, frequência escolar e práticas avaliativas terão que ser discutidas e aperfeiçoadas. Com a reabertura gradual das aulas presenciais, será gerado um modelo onde o ensino tradicional funde-se ainda mais com as práticas remotas. “No nosso horizonte se apresentam os desafios do retorno à sala presencial em um modelo misto. E mais uma vez, os esforços profissionais serão maiores e o envolvimento com a comunidade acadêmica será imprescindível, para que possamos garantir um retorno seguro e produtivo aos nossos alunos”, conclui Eugênia.

A Diretoria de Ensino conta com três coordenações que serão ocupadas pelos seguintes servidores:

Coordenação do Núcleo de Ensino a Distância (NEaD): Christiane Lima Guimarães

Coordenação Geral de Assuntos e Registros Acadêmicos: Silvania Aparecida Braga Leite

Coordenação do Núcleo de Ações Inclusivas: Ilza Maria de Oliveira Netto

Conheça os planos da nova Diretoria de Ensino em nosso canal do Youtube

Sobre a nova Diretora da Diretoria de Ensino

Eugenia Jabour é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, doutorado em Engenharia Elétrica (Teleinformática) pela COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós Doutorado pelo Instituto Fraunhofer na Alemanha. Começou sua carreira docente em 1998 e atualmente é professora de Ensino Básico Técnico e Tecnológico do IF Sudeste MG. Na área de Educação em Engenharia, é Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Mecatrônica e Sistemas de Informação desde 2010. Durante o ano de 2012 foi coordenadora dos cursos de graduação no campus Juiz de Fora.

registrado em: ,