Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 08 > Novo sistema de iluminação do Campus deve reduzir consumo anual de energia em 35%

Destaque

Foram substituídos 2649 pontos por lâmpadas de Led que gastam menos e iluminam mais, e três aparelhos de ar condicionado. O investimento foi de R$ 496.812,76, graças a uma parceria entre o IF Sudeste MG e a Cemig.

As lâmpadas de tecnologia Led instaladas em 2649 pontos e a troca de três aparelhos de ar-condicionado vão representar uma economia de aproximadamente 35% no consumo anual de eletricidade no Campus Juiz de Fora. As ações foram planejadas no projeto de eficiência das instalações elétricas e representou um investimento de R$ 496.812,76, graças a um termo de cooperação técnica firmado entre o IF Sudeste MG e a Cemig por meio do Programa de Eficiência Energética da Aneel.

O diretor-Geral do Campus, prof. Sebastião Sérgio de Oliveira, destaca que a economia com energia elétrica permitirá a alocação de recursos em outras demandas essenciais da instituição como, por exemplo, ações voltadas para inclusão e acessibilidade.

Nos ambientes internos, a iluminação era feita por lâmpadas fluorescentes tubulares, sendo 1116 de 32W e 1232 40W. Foram trocados 2348 pontos por materiais de Led de 18W, que além de ter um consumo menor, possui maior eficiência, ou seja, ilumina bem mais. Somente no ginásio, foram substituídas 56 lâmpadas de diversas tecnologias com potência de 250W por Led de 100W. Já na parte externa, a iluminação dos 28 postes era feita com materiais de diversas tecnologias de 400W, agora são Led de 70W.

Já os três aparelhos de ar-condicionado trocados, foram escolhidos aqueles que apresentavam baixa eficiência energética,  embora possuíssem selo Procel, a etiqueta nacional de conservação de energia (ENCE) indicava categoria E.   “Apesar dos 134 equipamentos existentes, foram contemplados os locais que têm os aparelhos de maior potência no Campus e que funcionam 24 horas por dia e sete dias por semana, impactando significativamente na redução de consumo do sistema”, explica o coordenador de Projetos e Obras Institucionais de Engenharia do Campus Juiz de Fora, Dênis Ribeiro Maurício.

O coordenador da Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE)  do IF Sudeste MG, prof. Filipe La-Gatta, ressalta que o projeto não é só uma substituição, pois o acionamento das lâmpadas de Led envolve acessórios diferentes dos que existiam. "Em alguns casos houve instalação de calha. De modo geral, a direção do Campus, todas suas diretorias relacionadas e departamentos se dispuseram a colaborar no que foi preciso".

O projeto, além das melhorias para as instalações elétricas do Campus, também envolve ações de treinamento, capacitação e divulgação da importância da implantação de um sistema de gestão energética na instituição.

Ex-alunos participam do projeto

Gabriel Amarante, Renan Dias e Henrique Rodrigues são engenheiros mecatrônicos formados no Campus Juiz de Fora. Já atuantes no mercado, eles retornaram para a instituição como integrantes da empresa Deode, responsável pelo desenvolvimento do projeto e execução das ações.

Os ex-alunos integram a empresa de tecnologia com foco em projetos de eficiência energética desde o período de estágio e desenvolvem trabalhos para inúmeras instalações do país.  Os engenheiros destacam que os ensinamentos adquiridos no IF foram de grande importância para que o projeto fosse desenvolvido.

Conforme Gabriel, o curso trouxe toda a base para que eu estivesse apto a ingressar na empresa, na oportunidade do estágio e para desenvolver novas habilidades e conhecimentos no âmbito técnico e comportamental. Diversas matérias da grade foram de grande ajuda no desenvolvimento do meu trabalho atualmente.”

Já para Renan, é satisfatório poder contribuir com melhorias e redução de custos onde aprendeu boa parte de tudo que aplica hoje no trabalho. “Além de contribuir para uma sociedade mais sustentável, poder retribuir de alguma forma toda dedicação das pessoas que fazem parte do IF é uma grande realização. O maior aprendizado adquirido além dos ensinamentos técnicos, foram os conselhos e orientações em atividades de extensão. Isso auxiliou muito na hora de ir para o mercado, solucionar problemas e enxergar oportunidades de melhoria nos projetos que estive envolvido.”