Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 05 > Primeira aula inaugural virtual do Campus JF acontece na próxima semana

Primeira aula inaugural virtual do Campus JF acontece na próxima semana

O evento abre o primeiro semestre do ano letivo de 2021 e será transmitido ao vivo no Youtube. Programação contempla principais temas para que os alunos iniciem suas jornadas de forma segura e tranquila.

Na próxima segunda-feira, 10, o Campus Juiz de Fora inicia mais um ciclo de atividades com a realização da aula inaugural do primeiro semestre de 2021. Ela acontece em duas sessões, uma para receber os novos alunos dos cursos técnicos, às 18h30, e outra para os alunos da graduação, às 21h. Pela primeira vez, o evento será totalmente virtual, seguindo os protocolos de segurança para a pandemia do coronavírus, e terá transmissão através do Youtube.

A aula inaugural contará com apresentação dos diversos cursos, da equipe de gestão do Campus e do funcionamento do Instituto como um todo. O jornalista Pedro Farnese faz parte da organização do evento e conta que o principal objetivo é fazer com que os estudantes se sintam seguros e tenham as informações necessárias para iniciar suas jornadas com mais tranquilidade.

Serão abordados diversos tópicos úteis aos novos estudantes para se situar na dinâmica interna do Campus, como tutoriais de acesso ao sistema e à biblioteca, como se dá o recebimento de livros, explicações sobre o sistema de notas e frequência, além dos critérios de aprovação. Haverá ainda uma apresentação do Regimento acadêmico, do calendário anual e, por fim, um Tutorial do Ensino Remoto Emergencial, realidade na qual se dará o retorno às aulas neste momento.

Para se criar um clima de acolhimento mesmo mediado por telas, servidores, professores e estudantes terão depoimentos em vídeos exibidos ou pronunciamentos feitos ao vivo na própria live. “A aula inaugural é carregada de muita expectativa pelos alunos, quando vão efetivamente se aproximar e começar a viver suas primeiras experiências em um ambiente até então desconhecido”, ressalta Pedro. “O momento, que já é sempre preparado com muito cuidado e zelo, torna-se ainda mais desafiador, tendo em vista ser a primeira vez que vamos fazer isso a distância."

Após o encerramento da aula inaugural, os alunos de cursos técnicos serão encaminhados para o ambiente virtual de suas respectivas turmas. A divulgação desses links será feita ao fim da transmissão no Youtube. Para os alunos de graduação, essa primeira reunião acontece no dia seguinte.

Clique aqui e acesse o canal oficial do Campus JF no Youtube.