Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 10 > Primeira década do curso técnico em Secretariado é tema de dissertação de mestrado

A professora Elimar Pimentel montou um E-book com um balanço do curso a partir de entrevistas com servidores, docentes e alunos.

Completando dez anos de existência, o Curso Técnico em Secretariado Integrado na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) do Campus Juiz de Fora foi tema do mestrado profissional da professora Elimar Pimentel. A intenção com a pesquisa era compreender a pertinência do curso a partir das percepções dos servidores, docentes , alunos e egressos, não apenas com relação à formação profissional, mas também de um cidadão apto a transformar sua realidade. O trabalho foi orientado pelo professor Adriano de Carvalho

Professora da rede municipal de Juiz de Fora, Elimar pôde perceber com sua pesquisa que o curso possibilitou um crescimento pessoal dos estudantes e sua inclusão no mercado de trabalho, mesmo com a redução de recursos para a educação nos últimos anos.  “Apesar de todos os desafios, pode-se afirmar que o Curso Técnico em Secretariado do Campus Juiz de Fora está voltado para a construção de um ensino que beneficia a classe trabalhadora, oferecendo a estes uma educação integral que permite a geração de conhecimento e a capacidade de contribuir na transformação de seu entorno.” Para a pesquisa, ela fez entrevistas com os coordenadores e professores do curso, além de enviar questionários para alunos e egressos.

A curiosidade pelo tema escolhido surgiu após o primeiro contato de Elimar na Educação de Jovens e Adultos (EJA), lecionando geografia em escolas da rede municipal de Juiz de Fora e Comendador Levy Gasparian (RJ). “Fui instigada a conhecer melhor esse público e os estímulos que os levaram a procurar novamente a escola, por que a maioria dos alunos que frequentavam ou frequentam a EJA não conseguiram concluir seus estudos na idade regular.” Ela completa dizendo que os dez anos de oferta do curso pelo Campus Juiz de Fora também a inspiraram a realizar essa pesquisa. “Acredito eu seu potencial de dar aos jovens e adultos a oportunidade de uma formação inclusiva, isto é, crítica e integral.”

Os estudantes da EJA/PROEJA incluem jovens, adultos e idosos que têm suas histórias e experiências adquiridas ao longo de toda uma vida. Neste sentido, compõem um público diferenciado que precisa de um tratamento adequado. Através da pesquisa, Elimar pode concluir que, apesar da falta de formação específica e continuada dos professores para atuar na modalidade EJA, existe um compromisso em desenvolver estratégias próprias para atender esses alunos. “Podemos perceber, com os relatos de docentes e discentes, uma tentativa de superar a dificuldade pedagógica que vem da heterogeneidade do público e também uma preocupação com o fenômeno da evasão e do estágio.”

Para Elimar, os resultados encontrados ajudarão com que o Instituto possa discutir novas práticas e políticas de estágio, de acolhimento e de permanência dos alunos, bem como melhorias na oferta e promoção de uma educação crítica e emancipatória. “Penso que a pesquisa comprovou o sucesso do curso, mas também mostrou que os espaços de formação precisam ser revisitados e atualizados, uma vez que são necessários para todos que buscam dialogar e refletir sobre as questões do contemporâneo”, reflete.

O ProfEPT é o programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) oferecido de forma gratuita pelos Institutos Federais no Brasil que busca capacitar servidores numa formação continuada em sua área de atuação. Elimar relata que o mestrado profissional foi muito importante, tanto para seu crescimento profissional, quanto pessoal, e afirma que foi um privilégio poder realizar a pesquisa no Campus Juiz de Fora “Acredito que este trabalho contribuirá com a divulgação do curso e do Instituto Federal, que sempre desempenhou um trabalho de excelência na formação de jovens. Eu aprendi muito com meus professores e colegas do mestrado, e principalmente com os docentes, discentes e egressos do Curso Técnico em Secretariado, peças fundamentais no desenvolvimento da pesquisa.”

Acesse aqui, na íntegra, o E-book “Memorial do Curso Técnico em Secretariado - Campus Juiz de Fora: 10 anos na estrada”.