Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 01 > Processo seletivo 2021 do IF Sudeste MG está aberto; Campus JF tem 611 vagas

Processo seletivo 2021 do IF Sudeste MG está aberto; Campus JF tem 611 vagas

Oportunidades são para cursos técnicos e de graduação. As inscrições são gratuitas pela internet e prosseguem até 21 de fevereiro. Não haverá provas e a seleção será feita com base em notas escolares e Enem.

O Campus Juiz de Fora vai oferecer 611 vagas no processo seletivo 2021 – 1º semestre no processo seletivo que já está com as inscrições abertas e prosseguem até 21 de fevereiro, pela internet. O somatório corresponde às oportunidades em cursos técnicos integrados, que este ano conta com  Meio Ambiente como novidade; técnicos concomitantes e subsequentes, para quem já está no ensino médio; e de graduação, com Licenciatura em Matemática sendo oferecido pela primeira vez.

Além de Juiz de Fora, o processo seletivo do IF Sudeste MG ofertará vagas nos campi Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá. Ao todo, são mais de três mil oportunidades. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no site www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo.

O candidato deve informar CPF próprio, documento de identidade e um e-mail válido. Por conta da pandemia, o IF Sudeste MG não aplicará provas e classificará os candidatos de acordo com critérios específicos para cada modalidade. Essas informações, assim como todas as datas e regras relativas à seleção, a exemplo dos grupos de concorrência, são detalhadamente descritas nos editais (também disponíveis na página do Processo Seletivo), cuja leitura é obrigatória para todos os candidatos.

O sistema de inscrições normalmente não funciona quando acessado por smartphones. Os candidatos, portanto, devem se cadastrar a partir do computador.

Confira os cursos ofertados pelo Campus Juiz de Fora

Duração

Turno

Integrado ao Ensino Médio

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Técnico em Edificações

Técnico em Eletromecânica

Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Mecânica

Técnico em Metalurgia

Técnico em Meio Ambiente

30 vagas

Técnico em Secretariado (Proeja)

Técnicos Concomitantes (2º ou 3º ano) / Subsequentes

Técnico em Edificações

Técnico em Eletromecânica

Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Metalurgia

Técnico em Transporte Rodoviário

1,5 ano

Técnico Concomitante (3º ano) / Subsequente

Técnico em Eventos

1 ano

Vespertino

30 vagas

Técnico Subsequente (Ensino Médio Completo)

Técnico em Transações Imobiliárias

1 ano

Graduação

Engenharia Mecatrônica

5 anos

Engenharia Metalúrgica

5,5 anos

Licenciatura em Física

4,5 anos

28 vagas

Licenciatura em Matemática

4,5 anos

Sistemas de Informação

4 anos

Tecnologia em Design de Interiores

2,5 anos

18 vagas

Para concorrer a uma das vagas nos cursos de graduação, é necessário ter o Ensino Médio completo (ou concluir o Ensino Médio até as datas da matrícula, que serão divulgadas em 22 de março). O candidato poderá aproveitar as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio em uma destas edições: 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019. O boletim do Enem, disponível em enem.inep.gov.br/participante,, deverá ser anexado no ato da inscrição.

A classificação para os cursos técnicos dependerá: das notas obtidas nas disciplinas Português, Matemática, Geografia e História no 9º ano (antiga 8ª série), no caso da seleção para os cursos concomitantes ou subsequentes; das notas obtidas nessas mesmas disciplinas no 8º ano (antiga 7ª série), no caso dos cursos integrados. Esses dados devem ser informados pelos candidatos também na inscrição.

Para comprová-los, será necessário anexar histórico escolar ou declaração emitida pela escola (conforme anexo II ou III, a depender da modalidade, do edital de cursos técnicos do Processo Seletivo). O documento precisa informar as mesmas notas inseridas pelo candidato e conter o carimbo e a identificação da escola e a assinatura do responsável pela instituição de ensino.

Os cursos integrados são dedicados a quem pretende cursar o Ensino Médio e a formação técnica no Instituto Federal, ao longo de três anos. Podem tentar uma vaga em cursos concomitantes ou subsequentes (em que são ofertadas apenas as disciplinas da formação técnica) os candidatos que já iniciaram (no ano letivo de 2020) ou já concluíram o Ensino Médio.

Resultados

A classificação provisória será divulgada no dia 15 de março de 2021, no site da Copese. A interposição de recurso contra a classificação provisória ocorrerá pelo preenchimento de formulário próprio, disponibilizado na ÁREA DO CANDIDATO, nos dias 17 e 18 de março de 2021. O resultado dos recursos contra a classificação provisória será divulgado no dia 22 de março. Dessa decisão, não caberá novo recurso.

A classificação final será divulgada por grupo de concorrência, em ordem decrescente das notas a partir no dia 22 de março de 2021.

O candidato deve ficar atento ao site da Copese, local onde serão divulgadas todas as informações sobre o Processo Seletivo. Saber o que acontece no Processo Seletivo é responsabilidade do candidato, portanto, leia o edital e fique atendo ao site http://copese.ifsudestemg.edu.br.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do email: copese@ifsudestemg.edu.br ou pelo Whatsapp (32) 98436-2305.