Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 01 > Professor do Núcleo da Física se torna editor de uma importante revista da área
conteúdo

Destaque

Professor do Núcleo da Física se torna editor de uma importante revista da área

A revista é uma das principais publicadas pela Sociedade Brasileira de Física que surgiu em meio a uma expectativa sobre o lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Médio.

O professor Marlon Alcântara, do Núcleo de Física,  é o mais novo editor-adjunto da revista '' A Física na Escola''. A publicação científica é uma das principais publicadas pela Sociedade Brasileira de Física, lançada em 2000 quando ainda era um suplemento da Revista Brasileira de Ensino de Física.  

A revista surgiu em meio a uma expectativa sobre o lançamento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Médio. Nesse sentido, visava a produção e divulgação de material didático interdisciplinar de qualidade, com ênfase na física contemporânea e no dia a dia. Além de levar ao público as experiências do cotidiano da sala de aula, atividades sobre a história da Física e também sobre os novos dispositivos tecnológicos para o ensino de Física. 

O convite para se tornar um editor-adjunto da revista partiu do professor Breno Arsiloli Moura, da UFABC. Marlon conta que  “é o típico convite que vem cheio de responsabilidade, mas ao mesmo tempo é aquele difícil de recusar. Breno é um dos bons amigos que fiz nos últimos 10 anos de vida acadêmica, atuamos basicamente o mesmo período histórico e temos a história da luz nos séculos  XVII e XVIII como o eixo comum entre nossos trabalhos. Breno publicou vários artigos importantes em revistas nacionais e internacionais e em 2021 vai assumir como editor da Revista Brasileira de História da Ciência e por esse motivo está deixando a revista A Física na Escola. Fico muito feliz em ser o escolhido para assumir suas antigas funções”. 

A relação de Marlon com a revista é de longa data. O primeiro contato aconteceu durante a licenciatura, quando o professor teve acesso a uma edição e leu artigos de renomados pesquisadores da área, como Marcelo Gleiser e Luis Carlos Menezes, e de acordo com o professor, esses artigos ainda não utilizados nos cursos de Licenciatura em Física, uma vez que são abordados nesses trabalhos o porquê de ensinar física e sobre os desafios de um novo ensino médio. A partir disso, o professor diz que sempre aguardava novas edições e fez isso uma leitura obrigatória em sua jornada enquanto professor de física. 

Marlon também já contribuiu para a revista. Em 2017 teve um artigo publicado na revista FnE. “O artigo foi escrito em parceria com o prof. Marco Braga do CEFET/RJ  e com Márcio Costa, ex aluno do Campus. Nesse artigo relatamos uma atividade sobre a história da arte e os instrumentos ópticos dos séculos XVI e XVII. Apresentamos essa atividade como parte do projeto de extensão Ciência e Arte executado pelos colegas  José Honório Glanzmann, Jacqueline Rodrigues Gonçalves da Costa e Elena Konstantinova”. 

registrado em: