Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 01 > Professor do Núcleo da História lança livro sobre Democracia
conteúdo

Geral

Professor do Núcleo da História lança livro sobre Democracia

A obra é uma colaboração dos professores Antônio Gasparetto e Pedro Ivo Tanagino, da PUC/SP. Por conta da pandemia, ainda não houve um evento de lançamento.

O professor Antônio Gasparetto, do Núcleo de História, lançou um livro intitulado “Democracia e Estado de Exceção: entre o temporário e o permanente''. A obra apresenta pesquisas sólidas nos campos de Direito, História e Ciência Política, acerca dos conceitos de democracia e estado de exceção; e conta com a colaboração do professor Pedro Ivo Tanagino, da PUC/SP. 

Antônio conta que o desenvolvimento do livro teve início em meados de 2019, após uma conversa com o professor Pedro a respeito da temática de pesquisa, que é comum entre os dois.  “Elaboramos um projeto mais robusto sobre o que gostaríamos de enfatizar com a obra e as contribuições analíticas e acadêmicas pretendidas. Daí passamos a montar a equipe de autores e autoras convidados, pensando na pluralidade regional e institucional. Durante um ano e meio estivemos dedicados à organização deste livro, lançado  em novembro”. 

A obra apresenta um conjunto de reflexões atuais para se pensar a democracia no mundo contemporâneo e os ataques que tem sofrido no Brasil e no mundo. A proposta foi agregar reflexões que colocam em evidência medidas e condutas do que se denomina como práticas de um estado de exceção, na esteira de um debate internacional que tem em Giorgio Agamben uma referência proeminente, considerando a excepcionalidade como pragmática dos governos de modo que a democracia se encontra sempre tensionada por práticas e condutas autoritárias. Os organizadores esperam que o conjunto dessas análises possa contribuir com aqueles e aquelas que pesquisam, estudam e  se preocupam com os atuais desafios e problemas que se impõe sobre os sistemas democráticos em que vivemos, com os avanços do neoliberalismo e da globalização.

O professor afirma que organizar ou escrever um livro é sempre uma iniciativa gratificante. Diz que estar à frente de iniciativas de pesquisa atuais, contribuindo com o aprimoramento analítico da sociedade, é um empreendimento agradável e satisfatório.  A respeito da motivação para escrever o livro, Antônio conta que a iniciativa partiu de reflexões e pesquisas acerca das ameaças que a democracia tem sofrido recentemente no mundo todo. Coincidentemente, práticas consideradas excepcionais têm sido empregadas por governos de diferentes países que intensificam a fragilização da democracia.






registrado em: