Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 01 > Curso online semanal aprimora técnicas vocais

Curso online semanal aprimora técnicas vocais

As aulas serão disponibilizadas pelo canal do YouTube do Campus Juiz de Fora e estarão disponíveis às quintas-feiras, entre 14 de janeiro e 11 de fevereiro.

Em tempos de pandemia, com o perigo à saúde e a alteração drástica de rotina, estamos expostos ao aumento do estresse e dos problemas físicos decorrentes do mesmo. A música ajuda a aliviar os momentos de tensão e, como diz o velho ditado, “quem canta, seus males espanta''. É a partir desta premissa que a professora Helen Barra de Moura, do Núcleo de Artes, promove o curso de Técnica Vocal. As aulas serão ministradas de forma online e assíncrona, através do canal do YouTube do Campus JF e de material escrito, de modo que os alunos possam revisitar os conteúdos sempre que quiserem. Os conteúdos estarão disponíveis às quintas-feiras, entre 14 de janeiro e 11 de fevereiro.

O curso terá o total de seis aulas, sendo a primeira de conteúdo teórico, disponibilizado em pdf, e as restantes em vídeo, com materiais de apoio no mesmo formato da aula 1. Este material foi construído com o objetivo de utilizar a voz de forma mais consciente e contribuir para o trabalho respiratório nesse tempo de pandemia da Covid-19. De acordo com Helen, cantar é uma atividade física, psicológica, social e musical. Diferentes sistemas modulares no cérebro são usados para lidar com as características musicais do canto, como o tom, o ritmo e as letras, e integrá-las. “Além disso, o ato de cantar desperta aquilo que foi guardado dentro de nossa mente, traz de volta sonhos, alivia tensões, conflitos e inseguranças”.

E se você pensa que precisa ter conhecimento técnico musical para fazer esse curso, está enganado. Segundo a professora, qualquer pessoa pode ter acesso às aulas, pois não necessita de conhecimento musical prévio. O curso foi construído com atividades e exercícios que objetivam a utilização correta da emissão da voz. Helen, ainda, dá orientações para maximizar o aprendizado. “É interessante que, no primeiro contato com o material, o aluno acesse às aulas na sequência com que foram apresentadas. Após executar todas as atividades da primeira à quinta aulas, o estudante poderá criar o seu próprio roteiro de exercícios, pois o trabalho vocal deverá ser constante. A sexta aula apresenta um roteiro de atividades que deverão ser contempladas no trabalho vocal, sugerindo uma organização do tempo dessa prática”.

O material da Aula 1, em pdf, está disponível neste link