Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 07 > Histórias em quadrinhos despertam o interesse para a alfabetização e leitura

Histórias em quadrinhos despertam o interesse para a alfabetização e leitura

"Alfadrinhando" visa ampliar o repertório social e discursivo dos alunos, auxiliando no aprendizado da escrita, ao abordar situações do cotidiano.

Os professores Patrícia Botelho e Sandro Fernandes, respectivamente dos núcleos de Línguas e Informática do Campus Juiz de Fora, idealizaram o projeto de extensão intitulado “Alfadrinhando: alfabetizar e letrar por meio de histórias em quadrinhos”. A iniciativa, voltada para jovens e adultos, visa ampliar o repertório social e discursivo dos alunos, auxiliando no aprendizado da escrita, ao abordar situações do cotidiano.

A publicação mostra para as pessoas a importância da leitura na vida contemporânea, maximizando o acesso às histórias em quadrinhos. A ideia  surgiu durante uma viagem que os professores fizeram para o Instituto Federal do Espírito Santo, na cidade de  Vitória, para falar sobre o curso de Letras a distância. Patrícia também é professora colaboradora do Mestrado Profissional em Letras da UFJF , onde trabalha com a disciplina "Alfabetização e Letramento", orientando alunos de mestrado que tratam desse assunto.

A formulação e a implementação do projeto são pautada nas diretrizes de interação entre ensino, pesquisa, extensão. A professora Patrícia ressalta que “ao investir nesse tipo de proposta, esperamos apontar novas práticas escolares no processo de ensino-aprendizagem para que ele seja mais significativo. Acho que nós, apesar do momento triste que estamos passando, ficamos felizes por fazer parte de uma instituição pública e gratuita que apoia projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, estando configurada sob o pilar de um processo educativo e científico, viabilizando a relação transformadora entre o campo científico do saber e a sociedade”.

O professor Sandro Fernandes acredita que o universo das histórias em quadrinhos por muitas vezes é indiferente para as pessoas. É uma forma de mídia diferenciada  por se tratar de elementos visuais e textuais nos quais são possíveis  explorar uma versatilidade que não seria possível em outras mídias. Ele diz que "com este pensamento, trabalhamos em uma HQ que explora mais o visual e trás um texto simples, para ser utilizado por pessoas que estão ainda sendo alfabetizadas. Uma das importâncias que destaco para o projeto é propor uma situação comum a várias pessoas para utilizar seu dia-a-dia na importância da alfabetização e, consequentemente, a leitura. Além de mostrar para a cidade que o Campus Juiz de Fora tem projetos que visam atender a comunidade."

As revistas já foram impressas e distribuídas em duas escolas públicas da cidade, a Escola Municipal Santos Dumont e o Centro de Estudo Supletivo Custódio Furtado de Souza. Para aqueles que desejam ler as revistas, é só acessar os links a seguir:

Alfadrinhando 1

Alfadrinhando 2