Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 08 > Projeto “Música para todos” recebe doação de instrumentos

Projeto “Música para todos” recebe doação de instrumentos

Flauta doce, cavaquinho e violão agora fazem parte do acervo e são utilizados por servidores da instituição e membros da comunidade externa.

Um violão e uma flauta doce. Instrumentos que estavam parados na casa da professora Karine Fernandes, do Núcleo de Sociologia, e que agora serão aproveitados por alunos e servidores dos projetos de musicalização desenvolvido no Campus Juiz de Fora. Sobre o que a motivou para doar, ela declara: “A música é capaz de dotar qualquer ser humano de sensibilidade e ativar saberes que ultrapassam o conteudismo, promovendo a formação de profissionais que tenham como princípio a realização do bem comum”.

Assim como Karine, outras pessoas também realizaram suas doações. O casal Selma Tereza Barra de Moura e Baltazar de Moura fizeram questão de vir ao Campus para entregar flautas. O músico Alexandre Magno de Oliveira Silva também repetiu o gesto e doou um cavaquinho.

Todos esses instrumentos darão suporte às atividades do projeto de extensão “Musica para Todos”, desenvolvido pela professora Helen Barra, do Núcleo de Educação. Ela explica que a campanha foi idealizada por conta dos recentes cortes no orçamento que impossibilitaram a aquisição dos materiais licitados no começo do ano. “A ausência de instrumentos musicais afetam, diretamente, o funcionamento dos projetos de música, impossibilitando o bom desempenho das atividades”, destaca.

As doações devem ser feitas na Assessoria de Comunicação, na Sala Modular localizada em frente ao Bloco O, das 9h às 17h, com agendamento prévio. Serão recebidos instrumentos em qualquer estado de conservação. Caso não sirvam para uso dos alunos, serão utilizados em uma exposição.

Por Pedro Lima