Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 08 > Projeto de Extensão ajuda livrarias a enfrentarem crise nas vendas durante a pandemia
conteúdo

Extensão

Projeto de Extensão ajuda livrarias a enfrentarem crise nas vendas durante a pandemia

Seis empresas de Juiz de Fora estão recebendo consultoria especializada na gestão de negócios e marketing digital.

O projeto de extensão "Cri(s)e na pandemia: buscando soluções para a melhoria do comércio de livros e para a ampliação dos hábitos e índices de leitura" foi desenvolvido com o intuito de assessorar livrarias e sebos de Juiz de Fora a fim de que desenvolvam autonomia para superar os desafios enfrentados durante a pandemia. O projeto, coordenado pela professora Patrícia Botelho, do Núcleo de Línguas, é uma iniciativa do programa IF Mais Empreendedor Nacional em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

As livrarias Arco-íris, Atena Bookstore, Flamingo, Brasil, Camões e Palavras e Ideias estão recebendo consultorias virtuais gratuitas, com conteúdos disponibilizados no Ambiente Virtual do Programa (AVP). As empresas terão acompanhamento durante seis meses, auxiliadas individualmente por dois bolsistas sob a orientação da coordenadora, com o objetivo de aumentar a venda de livros, além de potencializar os hábitos de leitura. 

As consultorias oferecem o controle dos indicadores para analisar o desempenho das empresas participantes e disponibiliza ferramentas para que possam implementar inovações bem sucedidas de maneira sistemática. Durante o projeto, serão desenvolvidas atividades de diagnóstico empresarial com análise personalizada para identificar problemas e soluções de cada empresa, implementação e organização do acervo virtual, estratégias de marketing dentre outras. 

De acordo com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), entre 2006 e 2019 o setor de vendas de livros já havia encolhido consideravelmente, e, com a pandemia houve um agravamento da crise, com retração de 12,28%, impactando todo o segmento, principalmente os microempreendedores. Através das ações desempenhadas pelo projeto é possível fortalecer este mercado e, consequentemente, melhorar os hábitos e índices de leitura. 

Além de trazer novas perspectivas para este segmento do mercado, o projeto visa fortalecer as práticas de ensino, desenvolvendo a capacidade intelectual dos leitores. “Temos como objetivo, aumentar a venda de livros e maximizar o interesse pela leitura. A prática da leitura aprimora o vocabulário e a capacidade interpretativa. É um hábito de grande importância para a aprendizagem”, aponta Patrícia. 

Segundo Cleryson Rocha, empreendedor beneficiado pela ação, “um projeto como este é de suma importância para pequenos empresários, e, foi de grande valia para que pudéssemos conhecer novos recursos tecnológicos para serem aplicados nas nossas plataformas digitais. Sem dúvida nenhuma, nós somos uma outra empresa após os conhecimentos adquiridos”. 

Os participantes do projeto concederam entrevistas à equipe da Assessoria de Comunicação  e detalharam as ações implementadas e os resultados já alcançados. Tudo isso você confere no Canal oficial do Campus Juiz de Fora no Youtube.  A reportagem integra a série especial "Feira de Ciências", uma iniciativa  que vai mostrar todos os projetos de treinamento profissional, pesquisa, extensão e ensino desenvolvidos na instituição. 

registrado em: ,