Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 12 > Projeto de extensão ensina educação financeira para a comunidade
conteúdo

Extensão

Projeto de extensão ensina educação financeira para a comunidade

“IFinanças” é um curso online gratuito que trata de temas como organização financeira, direito do consumidor, introdução aos investimentos e finanças para empreendedores.

Você sabe o que é a educação financeira? Ela tem a ver com a organização das finanças, noção do quanto se ganha e gasta, além do planejamento das contas e pensar no futuro. Essa é a ideia do projeto de extensão IFinanças, um curso online gratuito com o objetivo de desenvolver nos participantes a consciência financeira e também a habilidade de gerir os seus recursos. Esta é uma iniciativa do professor Luís Oscar de Araújo Porto Henriques, do núcleo de Eletrônica e Automação, e da Coordenadora-Geral da Unidade de Auditoria Interna do Campus Juiz de Fora, Maria Luiza Firmiano Teixeira. O projeto conta, também, com a participação das colaboradoras Camila Santos Fabre e Tarrara Alves Horsth.

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) define a educação financeira como o processo de melhora da compreensão em relação às finanças, de maneira a desenvolver os valores e as competências necessárias para fazer escolhas de forma bem informada. Para Maria Luiza, a educação financeira é parte essencial para a vida de todos. Além disso, destaca que o dinheiro faz parte do nosso cotidiano e, quando bem utilizado, garante maior tranquilidade e proporciona experiência e bem estar. “Portanto, acreditamos que compreender melhor a dinâmica do consumo, da organização de ganhos e despesas e da noção de poupança, torna a vida do indivíduo mais saudável e feliz”, conta.

O público-alvo do IFinanças é a população acima de 18 anos e o curso é ministrado em duas frentes: aulas gravadas previamente pelos facilitadores do projeto e disponibilizadas na plataforma Google Classroom; e aulas síncronas semanais com especialistas em temas correlatos ao tratado em cada semana. O curso possui carga horária de 30 horas e trata de temas como organização financeira, direito do consumidor, introdução aos investimentos e finanças para empreendedores. “Além disso, o projeto também tem um Instagram próprio para uma divulgação mais ampla desses conhecimentos e foi isso que me chamou atenção, não somente para fazer o curso, mas também para me candidatar à vaga de bolsista. Porque, além de fazer o curso, este é um assunto que me interessa bastante”, explica a bolsista e aluna do projeto, Letícia Rodrigues, graduanda em Engenharia Mecatrônica.

De acordo com Maria Luiza, a avaliação do curso, por parte dos participantes, tem sido positiva. Igor Silva Ribeiro foi aluno do projeto, aprovou o curso e acredita que a educação financeira deveria ser ensinada na escola. O técnico-administrativo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) destaca ainda a variedade de professores e assuntos abordados, além de agradecer a oportunidade. “Então, eu indico e deixo até o meu agradecimento especial a todos os profissionais que participaram, porque realmente foi uma experiência muito bacana, que agrega bastante”, conclui.

registrado em: