Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 03 > Projeto de extensão produz podcast de Ciência e Tecnologia

Projeto de extensão produz podcast de Ciência e Tecnologia

O IF Cast é resultado de um projeto produzido por alunos do terceiro ano do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas Integrado, com coordenação da professora Márcia Cristina Valle Zanetti, do núcleo de Informática.

O projeto de extensão IF Cast criou um podcast de mesmo nome, focado nas áreas de Ciência e Tecnologia, com produção de alunos bolsistas do terceiro ano do curso técnico Integrado em Desenvolvimento de Sistemas. Sob coordenação da professora Márcia Cristina Valle Zanetti, do núcleo de Informática. A ideia é promover debates sobre temas atuais, com professores do Campus Juiz de Fora. Foram produzidos, até o momento, três episódios, que falam de temas como notícias falsas, vacinas e o futuro do emprego.

Segundo a coordenadora, a proposta de criar um podcast veio de um grupo de alunos que sugeriu a criação de um espaço de conversas entre eles e os professores. A aluna Valentina do Carmo Costa, que fazia parte do grupo que procurou Zanetti, auxiliou na montagem da proposta, que foi aprovada no último edital de projetos de extensão, realizado em 2020.

A definição das pautas abordadas foi feita após uma consulta com alunos do campus, através do perfil do Instagram do projeto, que sugeriram temas e professores a serem convidados. Em seguida, a pauta é levada para a discussão da equipe e a decisão é feita através de votação.

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, as gravações foram feitas de forma online, através da plataforma Google Meet. O que, de acordo com a professora Márcia, foi um desafio, principalmente no primeiro episódio. “A gravação do primeiro episódio foi bem lenta. Agendamos um dia e tivemos problemas na gravação. Aí a gente teve que agendar outra data e nesse dia Juiz de Fora teve uma chuva torrencial, foi caindo a internet de todo mundo, então tivemos que cancelar”, conta.

De acordo com Valentina, a recepção aos episódios foi bem positiva, surpreendendo a todos da equipe. A aluna, que gosta muito do ramo de podcasts, viu na receptividade por parte de quem acompanhou o projeto, um motivo a mais para seguir com o IF Cast. “Os podcasts sempre foram uma paixão minha e fazer isso como uma forma de trabalho, fazendo na prática é maravilhoso. Levarei para vida tudo que aprendi. Quero muito estudar mais sobre a área e, principalmente, trabalhar com podcast e comunicação. E também, gostaria muito de continuar e aprimorar o IF Cast (caso o projeto continue)”.

Para ouvir os episódios, acesse o Instagram do projeto ou através deste link.

registrado em: ,