Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 11 > Capacitação em tecnologias digitais está com inscrições abertas

Capacitação em tecnologias digitais está com inscrições abertas

O curso, oferecido gratuitamente, é direcionado para professores da rede pública de ensino.

O projeto de extensão "Tecnologias Digitais para a Prática do Ensino Remoto" vai promover, entre os dias 01 de dezembro de 2020 e 19 de fevereiro de 2021, um curso para capacitar professores da rede pública de ensino em suas aulas feitas a distância. A oportunidade é gratuita e as aulas serão ministrado por alunos do Bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia Mecatrônica, sob coordenação dos professores José Honório Glanzmann e Marco Antônio Pereira Araújo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através deste link.

A demanda surgiu em função da pandemia e do feedback de vários professores sobre as dificuldades de usarem as tecnologias digitais que apoiam a produção de conteúdo para o Ensino Remoto. O curso prevê os seguintes temas: Panorama geral do ensino; Ensino Remoto; Metodologias Ativas de Ensino: Ensino Híbrido e Sala de Aula Invertida; Aprendizagem baseada em problemas; Gamificação; Aprendizagem entre pares; Tecnologias Digitais: Desenvolvimento de material multimídia; Ferramentas de edição de mídia (áudio, vídeo e imagem); Gravação de videoaulas: conceitos e técnicas; Ferramentas e plataformas para disponibilização de conteúdo assíncrono; Ferramentas e plataformas para atividades síncronas.

Os coordenadores do curso enfatizam as atividades visam preencher lacunas na formação do docente que não teve oportunidade de trabalhar com os temas abordados. Além disso, serão apresentadas tecnologias digitais atuais e a relação dessas com a prática docente através de exemplos. “Além do uso de tecnologias digitais na educação, que são muito necessárias no momento em que estamos vivendo, o curso aborda metodologias ativas de ensino que têm sido apontadas por diversos educadores como extremamente relevantes para a formação dos nossos discentes”.

registrado em: ,