Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 09 > Projeto Ideas for Milk 2019 é apresentado para alunos da graduação

Projeto Ideas for Milk 2019 é apresentado para alunos da graduação

Representantes da Embrapa Gado de Leite deram detalhes sobre as competições Vacathon e o Desafio de Startups e incentivaram a participação do Campus JF.

Representantes da Embrapa Gado de Leite estiveram no Campus Juiz de Fora na última quarta-feira (4) para apresentar a edição 2019 do projeto Ideas for Milk que é composto por dois eventos: o Vacathon e o Desafio de Startups.  Alunos dos cursos de graduação foram incentivados a participar da competição que visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio do leite.

O Vacathon é uma imersão na fazenda da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco. Cerca de 100 estudantes de todo o país passarão cinco dias ampliando seus conhecimentos sobre produção e pesquisas desenvolvidas no local. Além disso, ainda terão contato com representantes de empresas da área de tecnologia, que vão apresentar suas soluções para o desenvolvimento de softwares, aplicativos, sensores e equipamentos.

Com base nessas informações, os grupos participarão da maratona de programação, criando projetos baseados em software e/ou hardwares aplicáveis nos sistemas. Eles serão orientados por pesquisadores das áreas de genética animal e vegetal, nutrição, sistemas de produção, saúde e bem-estar animal, qualidade de leite e tecnologia da informação. Esta etapa acontecerá de 28 de outubro a 1 de novembro.

Já o Desafio de Startups tem o objetivo de apresentar novas propostas de modelo de negócios, produtos, processos ou serviços com base no desenvolvimento de tecnologias que promovam a eficiência do setor lácteo.

De acordo com a equipe organizadora do evento, em 2016, quando foi lançado, o projeto Ideas for Milk conheceu as primeiras startups do setor e estimulou estudantes e profissionais a criarem novas soluções digitais aplicadas à pecuária leiteira. “Agora o cenário é outro. Muitas ideias já foram colocadas em prática e o ecossistema de inovação para o leite cresceu, promovendo às startups contato com grandes empresas, incubadoras, investidores e entidades de diferentes segmentos”.

Por Pedro Lima