Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 12 > Recitais de música marcam o fim de ano no Campus JF

Recitais de música marcam o fim de ano no Campus JF

O projeto Jovens Músicos e o Coral Canta IF alegraram o público com sucessos nacionais e internacionais, em suas apresentações de encerramento das atividades em 2019.
Exibir carrossel de imagens Coral Canta IF junto com alunos do Jovens Músicos e a professora Helen Barra de Moura

O programa de extensão Música Para Todos, coordenado pela professora Helen Barra de Moura, fechou o ano de 2019 com dois recitais realizados no anfiteatro do Bloco A, Campus Juiz de Fora. No dia 4 de dezembro, os Jovens Músicos fizeram uma apresentação recheada de sucessos nacionais e internacionais. Já na última quinta-feira, 5, foi a vez do Coral Canta IF empolgar o público presente com clássicos da MPB e músicas natalinas.

O projeto Jovens Músicos encerrou as atividades do ano diante de um público  formado por pais, mães e servidores da instituição. O repertório variado que, segundo a professora Helen, agrada a gregos e troianos, contou com alguns arranjos feitos pelos próprios alunos. O grupo que se apresentou foi formado por nove músicos, que tocaram as canções em diversos instrumentos musicais, como violão, teclado, saxofone, flauta transversa, ukulele e percussão, além do acordeon, que foi tocado pela professora. Uma música do repertório contou com a participação do coordenador do curso de Transações Imobiliárias, Fábio de Oliveira Vargas, que também faz parte do programa de extensão.

Com um clima animado, o Coral Canta IF apresentou o seu recital de encerramento, com um repertório recheado de clássicos da MPB, além da versão em português da tradicional música natalina White Christmas. O grupo é formado por alunos e servidores do Instituto, além de membros da comunidade em geral. A apresentação contou com a participação de alguns alunos do projeto Jovens Músicos, além da voz do professor do núcleo de Línguas, Rodrigo Tavares Zaidan, que cantou um sucesso de Chico Buarque.

Para a coordenadora do programa de extensão, o ano de 2019 foi bastante positivo para o Música Para Todos, mesmo com as dificuldades de conciliar os horários de todos os participantes. Projetou a continuidade do projeto em 2020, destacando que a estrutura vai melhorar, já que o grupo vai poder contar com uma sala para os ensaios, um dos obstáculos encontrados durante este ano.

A pedagoga Maria Caroline, servidora da instituição, que faz parte do coral e auxilia a professora Helen no projeto, entende a importância do mesmo para a comunidade em geral e para o público interno do campus. Ela destaca, ainda, que o intuito do Música Para Todos é de que qualquer pessoa pode aprender música.

Segundo a professora Helen, a importância da música vai além da parte cultural. Ela vê, através do alunos do programa Jovens Músicos, como o aprendizado musical auxilia nos estudos. “Eu sinto que eles conseguem fazer um trabalho de associar com outras áreas do conhecimento, o que eles aprendem com a música. Eles estão mais centrados, mais disciplinados, por que o trabalho musical exige isso deles”.