Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 09 > Revista Multiverso passa a publicar artigos em fluxo contínuo
conteúdo

Geral

Revista Multiverso passa a publicar artigos em fluxo contínuo

A nova dinâmica dará maior agilidade à publicação, pois os autores não precisarão aguardar o fechamento de uma edição para terem seus trabalhos publicados.
A Revista Multiverso passou a adotar neste ano o sistema de publicação contínua. Na prática, isso significa que à medida que um artigo esteja recomendado pelos pareceristas, aceito pelos editores e editorado, será publicado. A nova dinâmica, segundo o editor-chefe Alessandro Del’Duca, segue tendências internacionais de publicações científicas e agiliza a divulgação dos trabalhos. “Dessa forma, a Multiverso ganha mais agilidade e visibilidade, tornando possível a abordagem de temas cada vez mais atuais e relevantes, para o contexto científico”.

A primeira leva de artigos será colocada no ar em setembro de 2019. A partir dessa data, o leitor pode acessar o site da revista e encontrar novas publicações, não sendo necessário aguardar o fechamento de uma edição. Ao final de cada ano, o periódico "fecha" a edição com os trabalhos publicados até aquele momento e abre uma nova sequência.

Del’Duca explica que a adoção deste modelo atende aos requisitos para indexação em grandes bases de dados. “Nosso objetivo é cumprir requisitos de indexadores nacionais e internacionais, afim de buscar, cada vez mais, o reconhecimento da qualidade das nossas publicações. Assim, mantemos nosso compromisso com a comunidade científica brasileira e internacional”.

Outra novidade é a instalação do plugin ClustrMaps, que mostra o número de acessos e a localização geográfica de todos os visitantes da revista. “Com isso já identificamos acessos de pessoas em países da Europa, África, América do Norte e Ásia. A tendência é ter uma abrangência ainda maior com a implementação de procedimentos quem visam a indexação da revista em bases de dados mundiais que atestam a qualidade das publicações”, planeja o editor-chefe.

Sobre a Multiverso

Lançada em 2016, a Multiverso: Revista Eletrônica do Campus Juiz de Fora visa divulgar trabalhos originais voltados para diferentes áreas de conhecimento científico e tecnológico: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciência da Computação; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias I; Engenharias II; Engenharias III; Engenharias IV; Física; Matemática; Química; e Multidisciplinar.

A submissão de trabalhos acontece em fluxo contínuo e é aberta para pesquisadores de dentro do IF Sudeste MG e de outras instituições. Os trabalhos podem ser enviados em português, inglês e espanhol.
Por Pedro Lima