Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2022 > 05 > Estudantes dos centros acadêmicos promovem "Semana da Graduação" com palestras e minicursos gratuitos

Evento, que acontece de 7 a 14 de maio, também é direcionado para os alunos dos cursos técnicos. Os participantes receberão certificados para integralizar a grade curricular.

Entre os dias 7 e 14 de maio acontece a Semana da Graduação do Campus Juiz de Fora. O evento, organizado pelos Centros Acadêmicos, terá palestras e oficinas relacionadas aos cursos do ensino superior. A presença será contabilizada através da participação no evento, que conta com emissão de certificados. Os estudantes dos cursos técnicos podem participar das atividades.

A Semana da Graduação engloba temas que se correlacionam com os cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Design de Interiores e Bacharelado em Sistemas de Informação. Além disso, os cursos de Engenharia Mecatrônica e Engenharia Metalúrgica se uniram para criar uma programação específica que compõe a Semana das Engenharias.

O aluno de Engenharia Mecatrônica e presidente do Centro Acadêmico do curso, João Pedro Santos, conta que a Semana da Graduação é feita para complementar a formação dos alunos e, por isso, é importante que estejam envolvidos na sugestão de temas e organização do evento. Ele ainda conta que a seleção dos temas e convidados se deu de maneira a suprir a necessidade e interesse dos estudantes de diversos cursos.

“A programação foi pensada a fim de alcançar o máximo de temas e pessoas possível, a fim de ser um complemento para os alunos em todas as áreas de conhecimento. Teremos eventos que envolvem as áreas de mecânica, metalúrgica, elétrica, computação, desenvolvimento pessoal, oportunidades profissionais, então buscamos contemplar os alunos de todas as graduações.”

Confira abaixo a programação do evento:

Programação - Semana das Engenharias

A programação da Semana das Engenharias pode ser acessada na íntegra através deste link.

Programação - Matemática

18:30  -  Palestra de Abertura com Professor Welerson Fernandes Kneipp

20:20 - Mesa Redonda: Licenciatura em Matemática - Perspectivas profissionais contemporâneas

Terça-feira (10/05)

18:30 - Minicurso: Introdução ao LaTex - Parte 1 (Professora Judith Araújo)

Quarta-feira (11/05)

18:30 - Minicurso: Introdução ao LaTex - Parte 2 (Professor Júlio César)

20:20 - Minicurso: Oficina de Geogebra - Parte 1 (Professor Átila Jones e Juliano Cezar)

Quinta-feira (12/05)

18:30 - Minicurso: Oficina de Geogebra - Parte 2 (Professor Átila Jones e Juliano Cezar)

20:20 - Palestra: Uma breve história do teorema das quatro cores (Professora Judith Araújo.

Programação - Física

19:00 - Mesa redonda com ex-alunos
20:20 - Palestra Espectroscopia Óptica e o físico como empreendedor, com Prof. Dr. Virgílio de Carvalho dos Anjos (anfiteatro do Bloco A)

Terça-feira (10/05)