Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 09 > Revista científica internacional destaca pesquisa sobre serpentes desenvolvida por servidor do Campus JF
conteúdo

Pesquisa

Revista científica internacional destaca pesquisa sobre serpentes desenvolvida por servidor do Campus JF

Vinícius Pilate produziu um artigo derivado de sua tese de doutorado que trata de ecologia parasitária em serpentes nativas.
Exibir carrossel de imagens Fotógrafo: Vinicius Ferri

Fotógrafo: Vinicius Ferri

O servidor técnico-administrativo em Educação, Vinícius Pilate, lotado no Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) do Campus Juiz de Fora, teve o artigo “Estudo dos hábitos alimentares das serpentes Sibynomorphus neuwiedi e Sibynomorphus mikanii (Squamata, Dipsadidae) de Minas Gerais” publicado na revista científica Cuadernos de Herpetología. A publicação é de origem argentina e avaliada  com Qualis A2, o que significa alta qualidade científica. O trabalho é uma das ramificações de seu estudo principal do doutorado, que trata de ecologia parasitária em serpentes nativas.

Vinícius verificou que ambas as espécies são serpentes que apresentam hábito alimentar especialista, ou seja, vivem apenas em determinado habitat e possuem uma dieta extremamente específica, no caso, com moluscos da família Veronicellidae. Estes pequenos animais são considerados pragas extremamente prejudiciais a várias culturas agrícolas e que podem atuar como hospedeiros intermediários de helmintos parasitos de humanos e outras espécies. 

Vinícius formou-se  técnico em Informática pelo IF e em seguida migou para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) onde cursou a graduação em Ciências Biológicas, o mestrado em Comportamento e Biologia Animal e o doutorado em Ecologia Aplicada ao Manejo e Conservação de Recursos Naturais. O biólogo conta que “minha ciência biológica preferida sempre foi a Zoologia e fui me especializando cada vez mais na área. No doutorado, optei por estudar aspectos da ecologia de duas espécies de serpentes não peçonhentas, por serem importantes representantes de nossa fauna nativa, que é bem pouco estudada, já que a maioria dos estudos de serpentes focam apenas nos animais peçonhentos, pelos riscos que podem causar aos seres humanos. E não há como traçar estratégias de conservação viáveis e efetivas sem conhecer as espécies.” 

Vinícius revela que ter um artigo científico publicado é importante. “É justamente tornar ciência aquilo que descobrimos. É divulgar para a comunidade científica e para a sociedade novos conhecimentos, permitindo a expansão da área de estudo. Tais publicações são as mais utilizadas como referências bibliográficas dos trabalhos posteriores”.  Ele complementa, ainda, que a publicação dá relevância para as instituições dos pesquisadores autores e aumentam as notas dos programas de pós-graduação vinculados, o que pode trazer mais recursos e bolsas a tais programas.

No caso de autores que querem seguir carreira acadêmica, é um dos itens do currículo Lattes que costuma ter maior peso em análises de títulos, muito usadas em processos seletivos para mestrados e doutorados e em concursos públicos de professores/pesquisadores de universidades e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Além de ser um desafio profissional, que permite a aquisição e o desenvolvimento de várias habilidades e crescimento profissional.

O artigo pode ser acessado através do link 




registrado em: ,