Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2020 > 06 > Sistema Cartorial é tema de live desta quarta-feira
conteúdo

Geral

Sistema Cartorial é tema de live desta quarta-feira

Debate é aberto a todos os interessados através da plataforma Zoom.

Acontece nesta quarta feira (17), a partir das 19h,  mais uma edição da live proposta pelos professores do curso técnico de Transações Imobiliárias, Fábio Vargas e Sílvia Nascimento. Nesta semana o assunto é o sistema cartorial. Podem participar alunos, ex alunos e profissionais da área, acessando a plataforma Zoom com código 860 4355 2987 e senha 700906.

Além dos professores do Campus Juiz de Fora, a live contará com a participação do mestre em Direito evice presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB-MG, Cristiano Szymanowski; da doutoranda em Direito pela UFF e professora da Faculdade Universo – JF, Paula Ramada; e do especialista em direito imobiliário e professor de negócios, Ricardo Mendes. Questões a respeito das Serventias extrajudiciais serão respondidas na live.

Segundo a professora Silvia Nascimento, o Brasil tem um sistema cartorial diferenciado de outros países, pois adota regras mistas do direito registral alemão e francês. Nos primórdios, valia a regra do Tabelionato, ou seja, a escritura da propriedade, e depois o Registro. Na década de 70, o sistema passa a ter uma definição maior com a Lei de Registro Público. "A live pretende esclarecer como o sistema cartorial acontece atualmente no Brasil, além de explicar como comprar um imóvel pra registrá-lo e verificar se o mesmo está legalizado e como legalizá-lo".

registrado em: