Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 08 > Tardes são marcadas por debates sobre respeito à diversidade

Tardes são marcadas por debates sobre respeito à diversidade

O Coletivo Armário Aberto, formado por um grupo de estudantes do Campus Juiz de Fora, está propondo uma reflexão sobre a condição da pessoa homossexual na sociedade e a efetiva garantia de seus direitos ao longo do tempo.

Um grupo de estudantes do Campus Juiz de Fora, que forma o Coletivo Armário Aberto, está propondo uma reflexão sobre a condição da pessoa homossexual na sociedade e a efetiva garantia de seus direitos ao longo do tempo. Durante toda essa semana (19 a 24 de agosto), uma série de atividades foi programada para mostrar que o respeito à diversidade tem avançado em diversos setores da sociedade, mas ainda há muito a ser feito e discutido.

Na tarde dessa quarta-feira (21), esteve no Campus o investigador da Polícia Civil, Cleber Giliard Rodrigues Miranda. Ele falou sobre seu projeto de criação do Núcleo de Atendimento e Cidadania LGBTQI+ em Juiz de Fora. Para que a ideia se concretize, está reunindo dados sobre as violências contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer e intersexos (LGBTQI+) na cidade “Nosso objetivo é identificar se há demanda dessa população para a criação de um núcleo de atendimento específico na Polícia Civil.”

Durante a apresentação, ele disse que cada dia mais se tem debatido sobre a homossexualidade, acarretando numa conscientização da sociedade sobre cidadania e a efetiva garantia de seus direitos. Desde então, importantes conquistas têm sido alcançadas, desde o reconhecimento judicial das uniões homoafetivas até projetos de lei que visam criminalizar a homofobia.

Quem também participou da palestra foi o advogado trans Júlio Mota, membro da Comissão Estadual da Diversidade Sexual da OAB/MG. Nas redes sociais, ele elogiou o debate de ideias promovido pelos alunos. “É sempre muito gratificante ver que as novas gerações estão se tornando bem mais empáticas do que as gerações mais antigas. Quero agradecer pela oportunidade e aproveitar para parabenizá-los, mais uma vez, pela inciativa. Vocês reacenderam em mim a esperança de que podemos construir um mundo mais diverso e igualitário”.

De acordo com o estudante Matheus do Carmo Costa, mais conhecido como Grilo, do 2º ano de Informática Integrado, a proposta da Rainbow Week do Campus Juiz de Fora está sendo bem aceita por todos, reunindo todos os segmentos da comunidade acadêmica em torno de uma temática que ainda gera muitas dúvidas, o que pode ocasionar atitudes preconceituosas. “Queremos mostrar a força e presença que a comunidade LGBTQI+ possui no Instituto Federal, mostrando que de fato o Instituto é de todos, sem exceções. Iremos demostrar essa presença de forma pacífica e animada”, explica.

A programação segue até o próximo sábado com a festa Bixa (pa)rada no ginásio do Campus. O convite custa R$ 5 para alunos e R$ 10 para comunidade externa. Haverá uma pista de dança, coffee break, roda de conversa sobre representatividade e um concurso de fantasia. Os ingressos podem ser adquiridos pelo telefone 32 98853-9294.

Clique e confira:

Programação da Rainbow Week