Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2021 > 10 > Pesquisa traça panorama sobre o ensino de vôlei no Campus JF

Pesquisa traça panorama sobre o ensino de vôlei no Campus JF

Walber Costa analisou a prática pedagógica sob o ponto de vista dos discentes para sua Pós-Graduação em Metodologia da Educação Física Escolar.

O aluno Walber Costa desenvolveu o trabalho “A Prática Pedagógica do Voleibol sob os olhares dos discentes: o caso do IF Sudeste MG, Campus Juiz de Fora", como conclusão de sua Pós-graduação em Metodologia da Educação Física Escolar. Após investigar, em sua graduação, as práticas pedagógicas do ensino de vôlei no Campus Juiz de Fora a partir da visão de professores e coordenadores, ele fez um estudo de caso com relatos de alunos do Instituto para avaliar a relação entre ensino e aprendizagem.

A orientação do trabalho foi feita pelo professor Silvio Anderson Toledo Fernandes, do Núcleo de Educação Física. De forma geral, o estudo focou em alunos do terceiro ano dos cursos técnicos integrados, com uma abordagem qualitativa e caráter descritivo. No total, 38 estudantes responderam a questionários que buscavam avaliar a aprendizagem da modalidade, assim como identificar possíveis pontos de melhoria. Os resultados foram analisados e triangulados com o Plano de Ensino do Instituto e bibliografia específica da área.

A pesquisa evidenciou que os alunos chegam à instituição a partir de diferentes contextos educacionais, o que resulta em diferentes graus de familiaridade com a modalidade. “Durante o ensino fundamental, foi percebido que a maioria dos alunos teve a vivência apenas de um modelo de aula: teórica ou prática, com foco no ensino das regras e da técnica. Todos os demais aspectos que possibilitam uma leitura reflexiva sobre o esporte, foram trabalhados com menos da metade dos alunos”, relata Walber.

A partir dos dados coletados, foram constatados avanços no ensino de vôlei no Campus Juiz de Fora quando comparado ao Ensino Fundamental, em relação ao número de aulas vivenciadas, infraestrutura disponível e aspectos trabalhados. Os alunos progrediram na aprendizagem e destacam positivamente a relação entre a estrutura física disponível e o trabalho desenvolvido pelos professores do núcleo de Educação Física, assim como o plano de ensino adotado. “Os pontos apontados como possibilidades de alteração correspondem ao aumento do número de aulas e aprofundamento nas reflexões trabalhadas em torno das dimensões sociais, culturais, políticas e econômicas.”

A motivação para o tema da pesquisa já vem de algum tempo, como conta Walber. Ele fez parte do projeto de extensão “Campus Juiz de Fora em Movimento: Iniciação e Aperfeiçoamento em voleibol”, que possibilita um aprofundamento em relação ao aprendizado dos aspectos técnicos e táticos do voleibol e uma interação com outras pessoas que gostam da modalidade. Ao desenvolver o trabalho de conclusão de curso de sua graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), optou por avaliar o ensino da modalidade no IF Sudeste MG Campus Juiz de Fora, com base no relato dos docentes da Instituição.

Agora, para sua pós-graduação em Metodologia da Educação Física Escolar, ele quis aprofundar esse estudo avaliando, dessa vez, a visão dos discentes. “A literatura que trata sobre a prática pedagógica evidencia que não há uma relação direta entre o ensino e a aprendizagem. Este estudo me deu a oportunidade de verificar a existência dessa relação entre a aprendizagem do voleibol que os alunos tiveram ao término do Ensino Médio e as práticas desenvolvidas pelo núcleo de Educação Física.” Nesse sentido, a pesquisa colabora para criar uma visão completa a respeito do ensino de vôlei no Campus Juiz de Fora.

Após ter participado do Projeto de Extensão, Walber seguiu na carreira e adquiriu vasta experiência na área, sendo estagiário do JF Vôlei e analista de desempenho da equipe Caramuru/PR na Superliga A masculina, na temporada 2020/2021. Sobre o impacto que o esporte causou em sua vida e pode causar na de outros jovens, Walber conclui que o vôlei, por meio das vivências trabalhadas, permite que os alunos aprendam a lidar com diversas questões da vida, como a dinâmica de vitórias e derrotas. “Além do desenvolvimento da parte motora e cognitiva, o esporte possibilita outros estímulos que contribuem na concentração dos alunos e em sua motivação, como um todo. Com as trocas e a socialização, ainda aprendem valores como respeito, disciplina e trabalho em equipe.”