Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 12 > Alunos de Engenharia Mecatrônica apresentam trabalhos em congresso internacional

XV Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência (COBEP) e 5th IEEE/PELS Southern Power Electronics Conference (SPEC) são os mais importantes da área na América Latina e no hemisfério sul.

Dois trabalhos desenvolvidos por alunos de Engenharia Mecatrônica foram apresentados no XV Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência (COBEP) e no 5th IEEE/PELS Southern Power Electronics Conference (SPEC) realizados na cidade de Santos (SP), no início de dezembro. Os eventos foram promovidos em conjunto pela Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP) e Power Electronics Society (PELS) do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).

O trabalho intitulado “Power Demand Prediction Based on Mixed Driving Cycle Applied to Electric Vehicle Hybrid Energy Storage System” foi desenvolvido pelo estudante Lucas Lago em parceria com os professores Rodrigo Ferreira e Márcio Rodrigues (Núcleo de Eletrônica e Automação) e com a professora Silvana Faceroli (Núcleo de Informática). O estudo buscou investigar técnicas de gestão de energia em sistema híbrido de armazenamento de energia (HESS) de um veículo elétrico.

Já o aluno Yago Oliveira desenvolveu o trabalho, “Development of a FPGA-Based Real-Time Simulation System” em conjunto com os professores Filipe La-Gatta, Rodrigo Ferreira e Márcio Rodrigues, do Núcleo de Eletrônica e Automação. Foi apresentado o desenvolvimento de um sistema de simulação computacional de circuitos eletrônicos em tempo real de baixo custo.

O professor Márcio Rodrigues, que representou o Campus JF nos eventos e apresentou os trabalhos, destaca a importância para a formação dos alunos a participação dos projetos em eventos do porte do COBEP e SPEC, além da possibilidade de abrir portas para uma futura pós-graduação. Ressalta, também, a qualidade dos projetos desenvolvidos no IF Sudeste MG. “Ter um trabalho publicado em um evento de tal amplitude atesta a qualidade dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Campus Juiz de Fora”.

O Congresso Brasileiro de Eletrônica de Potência é o evento mais importante da América Latina na área de eletrônica de potência. Já o SPEC, realizado em anos ímpares desde de 1991, é uma conferência internacional que reúne profissionais e estudantes desta área, sendo o mais tradicional no hemisfério sul.

registrado em: , ,