Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Juiz de Fora > 2019 > 11 > TV Globo destaca projeto da equipe DronIFly no programa “Como Será”
conteúdo

Geral

TV Globo destaca projeto da equipe DronIFly no programa “Como Será”

Reportagem mostrou a competição Fórmula Drone 2019. Grupo formado por alunos e professores dos cursos técnicos integrados de Eletrotécnica, Eletromecânica e Informática ficaram em terceiro lugar na competição.

A equipe DronIFly concedeu uma entrevista para o programa “Como Será” da TV Globo, destacando os protótipos apresentados na competição Fórmula Drone 2019 que renderam o terceiro lugar geral. Realizado na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), o evento contou com a participação de 41 grupos inscritos, totalizando 502 concorrentes de dez estados brasileiros. Clique aqui e confira a reportagem completa que foi ao ar no final de outubro. 

11 alunos dos cursos técnicos integrados de Eletrotécnica, Eletromecânica e Informática participaram da competição. Eles foram orientados pelos professores Filipe La-Gatta, Tales Pulinho, Wellington Conceição, Thiago Castro e Michael Oliveira. Todos estiveram empenhados no desenvolvimento de um sistema instalado a bordo de drones, cumprindo as missões do desafio técnico, de acordo com o regulamento. O processo abrangeu desde o trabalho em equipe, empreendedorismo e captação de recursos até o desenvolvimento técnico-científico propriamente dito.

Os protótipos foram avaliados na decolagem, na medição de alvo, no alijamento dinâmico de objeto em alvo, na passagem por frames e no transporte de carga entre dois pontos. “No primeiro dia ocorre a defesa do projeto, a partir de uma apresentação oral, em que os alunos são avaliados em variados aspectos, inclusive oratória e capacidade de respostas às perguntas que são feitas pelas bancas avaliadoras. Encerrada essa etapa, aí sim, no segundo dia de competição, começam os voos. Cada grupo tem 15 minutos para realizar as missões estipuladas, de modo a atingir a maior pontuação possível nas execuções”, explica o professor Felipe La-Gatta. 

Ainda de acordo com ele, as atividades desenvolvidas pela equipe DronIFly vão muito além da montagem de um drone para competições. “A equipe montada inicialmente já extrapolou o previsto, transformando-se em um grupo de trabalho, tendo já vinculados a seus participantes vários projetos de iniciação científica, treinamento profissional, projeto de extensão, além de publicação de um artigo na nossa revista científica do campus, a Multiverso, participação em eventos regionais, nacionais e até internacionais”. 

A competição Fórmula Drone 2019 é uma iniciativa da Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade (Sae Brasil), apoiada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A equipe Flying Saucer, da Etec Cel. Fernando Fabeliano da Costa, de Piracicaba foi a campeã e o segundo lugar ficou com o grupo do Cefast Drone, do Cefet MG. 

 

 

registrado em: