Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > 2019 > 11 > 30ª SEAGRO: Trabalho de pesquisador do Campus Manhuaçu é eleito melhor
conteúdo

Geral

30ª SEAGRO: Trabalho de pesquisador do Campus Manhuaçu é eleito melhor

Trabalho é eleito o melhor na 30ª Semana Agronômica do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da UFES.

O trabalho do Professor Flávio Neves Celestino e colaboradores, “CONTROLE DA BROCA-DO-CAFÉ, Hypothenemus hampei (FERRARI) (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE: SCOLYTINAE) COM INSETICIDAS BOTÂNICOS E ÓLEOS MINERAIS” foi eleito o melhor na 30ª Semana Agronômica do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAE/UFES).

O café é importante commodity brasileira, sendo o Estado de Minas Gerais o maior produtor do país. Dentre os problemas fitossanitários que ocorrem nessa cultura, a broca-do-café é um dos principais. Os danos causados por esta praga podem ser quantitativos (perda de peso) e qualitativos (sabor da bebida). Desta forma, a pesquisa teve como o objetivo avaliar inseticidas botânicos, óleos minerais e o inseticida contendo azadiractina (ICA) no controle da broca-do-café. Os resultados obtidos nesta pesquisa evidenciaram que o ICA e o óleo de mamona podem causar 40,8 e 53,7% de mortalidade da broca-do-café, respectivamente.

O pesquisador destaca que estes resultados ainda precisam ser validados em campo, mas aponta a importância do trabalho, pois trata-se de métodos de manejo de menor impacto ambiental, que poderão ser utilizados no futuro, principalmente, pelos cafeicultores orgânicos.

 

registrado em: