Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manhuaçu > Ensino > 2020 > Remotamente, alunos do Técnico em Informática desenvolvem ferramenta para auxiliar servidores

Ensino

Ddenominada “Glossário G Suíte”, a ferramenta foi construída para treinar servidores na utilização de algumas funcionalidades do Google Suíte.

Durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), os alunos da turma 2020/01 do Curso Técnico em Informática do IF Sudeste MG - Campus Manhuaçu desenvolveram um website para auxiliar os servidores da unidade na utilização das funcionalidades das ferramentas de escritório do Google Suíte. A ideia surgiu do professor da disciplina de Aplicativos Básicos e Utilitários, Loham Santos da Silva, que ao ingressar no Campus, em conversa com o professor de Administração Elder Stroppa, percebeu que seria interessante disponibilizar aos servidores do campus Manhuaçu algum tipo de treinamento/capacitação, com o objetivo de se aproximarem da melhor forma possível de uso dessas ferramentas. Foi a partir daí que a ideia virou um projeto de ensino e os alunos construíram o “Glossário G Suíte”.

O Glossário G Suíte funciona como se fosse uma “enciclopédia”. É dividido em três páginas web principais: Google Documentos, Google Planilhas e Google Apresentações. Cada página é responsável por exibir ao servidor uma lista com as principais funcionalidades de cada ferramenta. Cada função contém a descrição de sua sequência de passos e um vídeo tutorial gravado e editado pelos próprios alunos. Por exemplo: se o servidor quer saber como inserir uma quebra de página no Google Documentos, ele encontrará uma sequência de passos e um vídeo tutorial, no qual um aluno explica como proceder.

Como foi realizar o projeto durante o ERE

Segundo o professor da disciplina Loham Silva, foi um desafio muito grande. Todos os alunos possuíam diferentes recursos tecnológicos e algumas limitações para o desenvolvimento dessas atividades. Mas todos se empenharam e conseguiram, ao final das atividades, entregar a ferramenta. Foi utilizada a experiência baseada em projetos para exercitar a reflexão e pensamento crítico desses discentes e a sala de aula invertida, para que os alunos  unissem teoria, prática e autonomia. Os alunos foram divididos em grupos no Whatsapp: “Uma parte dos alunos ficou responsável por gravar tutoriais, enquanto outra, pela edição desses tutoriais. A comunicação entre eles fluiu bem, mesmo com inúmeras barreiras tecnológicas, conseguimos 'integrar'", comentou o professor.

“A ideia é que o website possa ser aprimorado futuramente com outros alunos, para acrescentar outras ferramentas do Google Suíte. Parabenizo aos alunos pelo grande trabalho e enfrentamento do desafio, visto que estamos no ERE, um sistema de trabalho adaptado do formato presencial para o remoto e aos colaboradores do projeto, bem como ao campus Manhuaçu pela oportunidade. E espero que a ferramenta seja valiosa em nosso processo de trabalho. Agora o jogo se inverteu. Vamos aprender com os nossos alunos”, avaliou o servidor.

Segundo a aluna Daniela Foquer Vergilio, o projeto foi bastante positivo para a sua experiência acadêmica: “Minha experiência foi incrível. Junto com outros colegas, trocamos dicas e experiências. Pude aprender sobre as ferramentas do Google e sobre técnicas de edições de vídeos.O trabalho em equipe, a organização dos grupos e as orientações do professor foram muito positivas”, comentou a discente.

Servidores do Campus Manhuaçu poderá acessar o Glossário através do link: https://sites.google.com/ifsudestemg.edu.br/glossario-g-suite. O link estará disponível durante todo o mês de janeiro para que servidores e alunos de outros campi possam acessar.

imagem 1.png

imagem 2.png