Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Muriaé > IF Sudeste MG abre inscrições para o Processo Seletivo com mais de 400 vagas para o Campus Muriaé

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais para o ingresso no primeiro semestre de 2022. Os interessados podem se inscrever entre os dias 19 de novembro e 20 de dezembro.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site: https://www.ifsudestemg.edu.br/hotsites/processo-seletivo-2022-1. Neste endereço também estão disponíveis os editais e todos os detalhes do Processo Seletivo.

Para o Campus Muriaé, são ofertadas um total de 437 vagas, distribuídas em 14 cursos das modalidades Técnico Integrado, Técnico Concomitante/Subsequente, Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu (confira a lista no final da matéria). Entre os cursos, são duas novidades: o Técnico Integrado em Meio Ambiente e a Pós-Graduação em Ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas.

Atendimento Presencial
O Campus Muriaé vai oferecer atendimento presencial para auxiliar os candidatos a realizarem as inscrições. Serão realizados 30 atendimentos por dia, de segunda à quinta-feira, entre as 15h e 18h, na Unidade Barra, que fica localizada na Avenida Coronel Monteiro de Castro, nº 550.

Forma de seleção
Assim como nos últimos Processos Seletivos, o IF Sudeste MG adaptou a forma de seleção em função da pandemia de Covid-19 e por isso não haverá provas presenciais. Os candidatos serão selecionados através de análise de desempenho escolar (para os cursos técnicos), notas do ENEM (para cursos de graduação) e análise de currículo e carta de intenção (pós-graduação).

Ressaltando que todo o processo será feito de forma on-line. A documentação deve ser digitalizada e anexada no momento da inscrição:

Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio: análise documental do desempenho escolar em Português, Matemática, História e Geografia, sendo consideradas as notas do 8º ano (antiga 7ª série).

- Cursos Técnicos Concomitantes ou Subsequentes: análise documental do desempenho escolar em Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, sendo consideradas as notas do 9º ano (antiga 8ª série).
- Cursos de Graduação: O candidato deverá ter realizado a (s) prova (s) do Enem em pelo menos um dos seguintes anos: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, sem ter obtido nota zero em nenhuma das provas do exame, incluindo a redação. Para classificação dos candidatos, será considerado o somatório das notas por área de conhecimento e da redação. O candidato optará, no momento da inscrição, pela edição do Enem que será considerada para classificação.

- Pós-Graduação: Para concorrer a uma vaga no curso Lato Sensu em Ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas, o candidato deverá ter diploma de graduação em Letras, Pedagogia ou licenciatura em áreas afins. A seleção será feita em duas etapas: carta de intenção e análise curricular.

CONFIRA OS CURSOS E AS VAGAS DISPONÍVEIS NO CAMPUS MURIAÉ PARA O PROCESSO SELETIVO 2022.1

- Administração: 28 vagas
- Licenciatura em Ciências Biológicas: 28 vagas