Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > eJIF Games: estudantes do IF Sudeste MG avançam para a etapa nacional da competição

Extensão

IF Sudeste MG conclui etapa local do primeiro campeonato de jogos eletrônicos dos institutos federais e se prepara para a etapa interinstitucional

O IF Sudeste MG realizou, com êxito, a sua etapa local do eJIF Games 2021, o primeiro campeonato de jogos eletrônicos dos institutos federais. Alunos e alunas de cursos técnicos e de graduação dos Campi Barbacena, Cataguases, Juiz de Fora, Muriaé, São João del-Rei e Rio Pomba participaram das disputas, em duas modalidades: League of Legends e Xadrez Arena. As competições ocorreram nos dias 19 e 20 de junho e 3 de julho.

O início dos jogos da etapa local foi precedido de uma abertura on-line que contou com a participação dos estudantes-atletas, dos membros da comissão organizadora e demais interessados. Durante a sua mensagem de boas-vindas aos participantes, o professor André Luís Fonseca Furtado, do Campus São João del-Rei, presidente da comissão organizadora, afirmou que: "para além da competição, os valores norteadores dos jogos são a integração, o estabelecimento dos laços de amizade, a cooperação e o espírito de equipe".

O professor também fez questão de lembrar o porquê de as competições desportivas estudantis das modalidades tradicionais não estarem sendo realizadas e enfatizou a importância do respeito às medidas sanitárias para o enfrentamento à Covid-19.

League of Legends

As disputas do League of Legends foram realizadas nos dias 19 e 20 de junho e 3 de julho, coordenadas pelos professores Heber Fernandes Amaral, do Campus Avançado Bom Sucesso e Heudes Eduardo Rogério, do Campus Avançado Ubá. Sete equipes participaram da competição, sendo que algumas delas contaram com jogadores de diferentes campi, conforme previsto no regulamento. As disputas foram realizadas no formato de playoffs, em melhor de 3 partidas. Na final, a equipe “Pressão Neném (PNN)”, formada por estudantes dos campi Juiz de Fora e Muriaé, venceu, por 2 a 1, a equipe “Mamaciter’s”, formada por estudantes dos campi Barbacena e São João del-Rei, e foi a campeã da modalidade.

3ª partida da final da modalidade League of Legends, disputada entre as equipes “Pressão Neném (PNN)” e “Mamaciter’s”, realizada em 03 de julho de 2021. Imagem: Prof. Heudes Eduardo Rogério.

Xadrez Arena

Sob a coordenação dos professores Antônio José de Lima Batista, do Campus Manhuaçu, e Silder Lamas Vecchi, do Campus Rio Pomba, a competição da modalidade Xadrez Arena foi realizada no dia 3 de julho, por meio do Lichess, plataforma on-line e gratuita que possibilita a criação de torneios de xadrez. Ao todo, foram realizadas 35 partidas e os vencedores foram:

Masculino:

1° colocado: Gabriel Lavarini Moreira (Campus Barbacena)

2° colocado: João Vítor Araújo Ribeiro Poggiali Gasparoni (Campus Juiz de Fora)

3° colocado: Matheus de Paula (Campus Juiz de Fora)

4° colocado: Antônio Carlos Rios de Almeida (Campus São João del-Rei)

Feminino:

1ª colocada: Camila Dantas de Oliveira (Campus São João del-Rei)

2ª colocada: Maria Clara Silva Lopes (Campus Muriaé)

Competição da modalidade Xadrez Arena, realizada em 03 de julho de 2021. Imagem: Prof. Antônio José de Lima Batista.

Os membros da comissão organizadora do IF Sudeste MG, formada por servidores(as) da Reitoria e dos dez campi, também atuaram no registro da ação no módulo extensão do SIGAA, na divulgação do eJIF Games junto aos estudantes, na moderação do canal do Discord, criado para a interação entre os participantes e o acompanhamento da observância aos dispositivos do regulamento. A comissão organizadora também contou com o auxílio de três estudantes voluntários e dois voluntários externos. Todos os participantes da etapa local do eJIF Games receberão certificados.

Conforme o previsto no regulamento, os vencedores em suas modalidades representarão o IF Sudeste MG na etapa nacional do eJIF Games, que será realizada entre os dias 13 e 17 de setembro. Cerca de 900 estudantes dos Institutos Federais, CEFETs e Colégio Pedro II participarão das disputas da etapa nacional.

Segundo os organizadores, além de contribuir para divulgar o esporte eletrônico (eSport) junto aos estudantes e aos servidores, a participação no eJIF Games também objetiva valorizar as atividades extracurriculares e fortalecer as ações integradas promovidas no âmbito da Rede Federal. No IF Sudeste MG, a ação eJIF Games conta com o apoio da Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão e da Comissão C5 do Projeto Reencontro

Acesse o site oficial da etapa local do eJIF Games, para conferir os vídeos das disputas e os resultados. (Link: https://sites.google.com/ifsudestemg.edu.br/ejif-games-etapa-local/in%C3%ADcio?authuser=0)