Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 08 > Abertas as inscrições para workshop "Redação de Patentes: Além dos Guias e Oficinas Práticas"
conteúdo

Geral

Abertas as inscrições para workshop "Redação de Patentes: Além dos Guias e Oficinas Práticas"

Evento é voltado também a iniciantes no assunto e acontece de 19 a 20 de setembro, no IF Sudeste MG – Campus Juiz Fora

Nos dias 19 e 20 de setembro de 2019, o IF Sudeste MG - Campus Juiz de Fora sediará o workshop “Redação de Patentes: Além dos Guias e Oficinas Práticas”. Trata-se de uma iniciativa do IF Sudeste MG, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Classificado como um workshop de nível básico/intermediário, o evento é gratuito e terá 12 horas de duração, com conteúdo voltado a pesquisadores, servidores, estudantes, gestores de atividades de pesquisa e inovação, empresários, inventores, independentemente de conhecimento prévio sobre patentes. As atividades começam às 8h30 e terminam às 16h30, no anfiteatro do bloco Administrativo.

Segundo o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia do IF Sudeste MG, o objetivo é capacitar os participantes a darem os primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos.

Inscrições

As inscrições para o workshop “Redação de Patentes: Além dos Guias e Oficinas Práticas” podem ser feitas online preenchendo-se este formulário online. Não há prazo definido, porém, as vagas são limitadas e a confirmação de inscrição será feita por mensagem pessoal, 15 dias antes do evento. Professores e colaboradores de núcleos de inovação, por exemplo, serão prioridades.

O ministrante sugere que cada participante contribua com 1 kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal) ou um agasalho para doação a alguma instituição beneficente que virá a ser definida por ele e divulgada posteriormente.

Haverá certificação para os participantes. O endereço do IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora é rua Bernardo Mascarenhas, 1283, bairro Fábrica, CEP 36080-001, Juiz de Fora - MG.

Sobre o ministrante

Quem conduz o workshop é o especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas, Henry Suzuki. Com um currículo extenso, Henry é também agente da Propriedade Industrial, sócio-diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, consultor colaborador da Questel Consulting (FR) e agente do Questel Orbit no Brasil, além de titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil - Academia Nacional de Farmácia. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Henry ainda pode ser considerado empreendedor, inventor e cocriador da Rede Mentores do Brasil.

Outras informações podem ser obtidas no site da empresa Axonal ou solicitadas pelo e-mail nittec.reitoria@ifsudestemg.edu.br.

#praTodosVerem: a imagem apresenta, à esquerda, o contorno de uma lâmpada laranja sobre fundo cinza escuro. À direita, estão dispostas informações básicas do evento, como nome, local e horário, além de um código QR que supostamente direciona à página de inscrições. Na parte inferior da imagem, que é retangular, estão dispostas as quatro logomarcas dos realizadores do evento: IF Sudeste MG, UFJF, Embrapa e Sebrae.

Coordenação-Geral de Comunicação Social e Marketing
Com informações do Nittec