Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Julho > Literatura em destaque: Campus Muriaé dá início a clube de leitura online

Literatura em destaque: Campus Muriaé dá início a clube de leitura online

publicado: 22/07/2020 13h49, última modificação: 23/07/2020 13h08
Primeiro encontro virtual será em 28 de julho. Objetivo é fortalecer o hábito da leitura, aproximando pessoas e favorecendo o bem-estar.

A leitura e a literatura como “válvulas de escape”: este foi um dos fundamentos do IF Sudeste MG – Campus Muriaé, na proposta de um projeto de extensão que chega para fortalecer as ações estratégicas de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. “Clube de leitura online: o prazer da leitura em tempos de pandemia” foi aprovado conforme Edital 06/2020 e já começa na terça-feira da próxima semana (28), com o primeiro encontro virtual, de outros que ocorrerão quinzenalmente, até dezembro.

A ideia é promover debates online entre servidores, alunos, colaboradores e público externo do Campus Muriaé, sobre livros de literatura previamente definidos de forma coletiva em um grupo de Whatsapp. A condução das conversas será feita por um mediador, usando uma plataforma de encontros online. O projeto conta com a parceria da Academia Muriaeense de Letras (AMLE) e estima-se o envolvimento de cerca de 300 pessoas. Além da integração entre os públicos participantes, os benefícios esperados se estendem a: valorização da leitura, da biblioteca e do livro, demonstração de que o ato de ler pode ser prazeroso, reconhecimento de gêneros literários e, ainda, exploração da literatura em diferentes linguagens.

A iniciativa partiu das bibliotecas do Campus Muriaé, no intuito de aproximar as pessoas, através da leitura, propiciando bem-estar e o “viajar” através da literatura, sem sair de casa. O novo projeto teve origem em outro, menos recente, executado de forma presencial ao longo do ano de 2019. Segundo a coordenadora do Clube de Leitura, a bibliotecária Tamara Corrêa, trata-se de uma ação que poderá contribuir tanto para a iniciação e formação de leitores, quanto para ampliar o contato com o livro e com a literatura, aproximando, o IF Sudeste MG do público externo. “Atualmente, torna-se necessário repensar maneiras de agir, de forma a transformar o espaço da biblioteca, não só em um ambiente propício para estudo e pesquisa, mas também para a leitura recreativa, de forma lúdica, prazerosa, de modo que o leitor estudante permaneça em sintonia com a mesma", pontuou Tamara.

Interessados em participar do Clube de Leitura podem entrar no grupo de Whatsapp por este link de convite: Umzap.com/IFCLUB. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail: clubedeleituraonline2020@gmail.com

#pratodosverem: na imagem, há um cabeçalho em vermelho, com a logomarca do IF Sudeste MG e o nome do projeto. Em destaque, à direita, está a capa do livro A Cartomante, de Machado de Assis, na qual uma mulher sentada à mesa observa e manipula cartas de baralho com uma das mãos. À direita da capa do livro, a data e horário do encontro (28 de julho, às 19 horas), juntamente com uma foto do diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Campus Muriaé, Natalino Oliveira, que mediará o debate virtual. Ainda na parte central, há um link de acesso ao livro em questão: abre.ai/lvrcart . Na parte inferior da imagem, indicação de parceria com a AMLE e a recomendação para acessar o grupo de Whatsapp do projeto. No canto inferior direito, há um código QR de direcionamento ao mesmo grupo.