Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Novembro > Ampliado prazo de execução do Projeto Reencontro

Ampliado prazo de execução do Projeto Reencontro

Contexto de incertezas sobre a pandemia no Brasil e no mundo levou à decisão de prolongar trabalhos em prol da segurança e da qualidade em atividades presenciais.
publicado: 23/11/2020 16h00, última modificação: 23/11/2020 16h00
#pratodosverem: à direita da ilustração, está representada uma cápsula de vidro, como proteção contra o  coronavírus representado no exterior dela. As pessoas estão ao ar livre, em um ambiente escolar, usando máscaras de proteção. No lado esquerdo da imagem, está escrito Projeto Reencontro, com esta última palavra em destaque vermelho. Logo abaixo, consta a frase "apenas com segurança e qualidade voltaremos, antes disso a certeza é que planejaremos".

#pratodosverem: à direita da ilustração, está representada uma cápsula de vidro, como proteção contra o coronavírus representado no exterior dela. As pessoas estão ao ar livre, em um ambiente escolar, usando máscaras de proteção. No lado esquerdo da imagem, está escrito Projeto Reencontro, com esta última palavra em destaque vermelho. Logo abaixo, consta a frase "apenas com segurança e qualidade voltaremos, antes disso a certeza é que planejaremos".

No dia 13 de novembro, as comissões do Projeto Reencontro aprovaram a ampliação do prazo de execução do Projeto.  Em reunião, os presidentes e vice-presidentes da comissão central e das dez comissões debateram a importância da permanência do Reencontro até abril de 2021.

Diante da atual situação da pandemia do Coronavírus no Brasil e no mundo, ainda se faz necessário refletir sobre quando, como e em que condições será o "reencontro" de alunos, servidores e colaboradores. Docentes e técnicos administrativos continuam trabalhando a todo vapor para manter o ensino remoto, publicizar as ações do IF Sudeste MG e garantir toda a infraestrutura necessária caso ocorra um retorno presencial.

O reitor do IF Sudeste MG, professor Charles Okama de Souza, explicou que o Projeto Reencontro ganhou enorme importância durante o período da pandemia. “Desde o início, com participação de todos os segmentos de nossa comunidade acadêmica, sendo mais de 250 integrantes compondo as comissões e as subcomissões temáticas do projeto, os assuntos foram discutidos e planejados de maneira participativa, compartilhada, integrada, interativa e democrática. Diga se de passagem, tudo foi conduzido e elaborado dentro da concepção do trabalho remoto, em virtude do distanciamento social.”

O reitor destacou que essa configuração de afazeres resultou em estudos, diagnósticos, propostas, estratégias de comunicação e diversos instrumentos de apoio a tomada de decisões em diferentes graus, níveis e perspectivas institucionais, especialmente no âmbito dos órgãos colegiados especializados e superiores durante um cenário de muita incerteza e alto grau de complexidade.

A iniciativa do projeto baseou-se não apenas no atual contexto dinâmico, como também em inúmeros dispositivos legais das autoridades governamentais, situações de insegura e de muita instabilidade no âmbito do Brasil e do mundo.  "Agora, em virtude de uma série de ações concretizadas, dos excelentes resultados alcançados, do reconhecimento da importância do projeto pelos seus integrantes, o Projeto Reencontro ganha status de um programa institucional e não mais um projeto da gestão”, enfatizou o gestor.

Em relação à continuidade do projeto até abril de 2021, o reitor afirmou que se faz necessário reconhecer  que ainda há muitas questões a serem definidas e planejadas não apenas para este momento, mas também para o período pós pandemia, o que perpassa a continuidade dos trabalhos ao final do ciclo da atual gestão da Reitoria e dos campi em 2021.

“Nesse sentido, é fundamental prorrogar a vigência do projeto, dialogar e demostrar a importância dos avanços conquistados para os novos gestores eleitos e equipes, de forma a proporcionar condicionantes sólidos de um modelo de gestão capaz de continuar enfrentando os desafios impostos pela pandemia. Diante do exposto, sempre é bom ressaltar “apenas com segurança e qualidade voltaremos, antes disso a certeza é que planejaremos”, finalizou o reitor do IF Sudeste MG, professor Charles Okama de Souza.

Acompanhe o desenvolvimento do Projeto Reencontro na página: www.ifsudestemg.edu.br/projetoreencontro/projeto