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Lançado em consulta pública o novo PDI 2021-2025. Conheça e participe!

publicado: 30/11/2020 18h00, última modificação: 07/12/2020 12h26
Confira a matéria especial que apresenta o documento norteador, trazendo ainda a trajetória de elaboração e uma breve retrospectiva sobre PDIs anteriores.

O IF Sudeste MG já conta com uma nova proposta para um dos documentos mais importantes e abrangentes da instituição: o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A nova edição, prevista para vigorar entre 2021 e 2025, foi elaborada pela Comissão Central Responsável pela Condução do Processo de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (Portaria nº  456/2020, de  15.07.2020) e pode ser conferida aqui.

Com o lançamento desta proposta de um novo plano, desde as 18 horas de segunda-feira (30), a minuta permanece aberta a consulta pública, possibilitando à comunidade acadêmica avaliar o documento e enviar contribuições por meio deste formulário. Podem participar tanto membros da comunidade acadêmica quanto do público externo. As regras para as participações, que se encerram em 20 de dezembro, estão listadas em regulamento próprio. Dúvidas relacionadas podem ser sanadas por e-mail: consultapublica.pdi@ifsudestemg.edu.br

O Plano de Desenvolvimento Institucional, além de ser um instrumento norteador na tomada de decisões do IF Sudeste MG, é um documento obrigatório para fins de credenciamento e recredenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) no Ministério da Educação (MEC). Ele expressa o perfil e o significado da atuação institucional, além de mostrar sobre organização e as prerrogativas acadêmicas, informações que permitem ao MEC regular, supervisionar e avaliar as IES.

Segundo o presidente da Comissão Central, Aluisio de Oliveira, é com segurança que o novo PDI vem a ser apresentado, pois trata-se de um documento que “reflete os anseios da comunidade acadêmica e da sociedade em geral”. Ele destaca, ainda, a importância do PDI como instrumento de controle social, visto que, por meio dele a “instituição comunica seus objetivos e metas de futuro, evidenciando o esforço institucional empregado em favor do alcance da missão do IF Sudeste MG”.

O que você encontra no PDI 2021-2025 

#pratodosverem: a imagem mostra a logomarca do novo PDI, que consiste nas letras P e D, sendo que o D apresenta a ponta superior em vermelho, representando simultaneamente a letra I. O fundo é branco e as letras são verdes, com quadriculados em diversos tons, de forma semelhante à logomarca dos institutos federais. Do lado direito, lê-se Plano de Desenvolvimento Institucional IF Sudeste MG, além do ano de vigência destacado na cor vermelha (2021/2025). Na parte inferior, há, ainda, uma base horizontal, também na cor verde, porém, sem quadriculados.

Atendendo ao disposto na legislação, o novo PDI foi concebido em 11 capítulos que buscam proporcionar a compreensão da estrutura organizacional, funcionamento e planos da instituição para os próximos cinco anos. Confira os capítulos:

1 - Perfil Institucional: no capítulo de abertura, o leitor encontrará um resumo sobre a origem da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), da criação dos Institutos Federais e do IF Sudeste MG com as suas finalidades e objetivos, além de missão, visão e valores que norteiam a instituição. 

2 -  Organização Administrativa: apresenta a estrutura organizacional da instituição, órgãos superiores, órgãos colegiados especializados e órgãos de apoio e assessoramento.

3 - Projeto Pedagógico Institucional: no capítulo 3 está detalhado o referido projeto devidamente reestruturado e atualizado. Segundo Aluisio, “temos ali um robusto instrumento teórico e metodológico com a fundamentação e princípios filosóficos das políticas de ensino, pesquisa, extensão, internacionalização, inovação, assuntos estudantis e gestão institucional”. 

4 - Plano de Oferta de Cursos e Vagas: apresenta o planejamento da proposta de oferta presente e futura de cursos da instituição

5 - Políticas de Gestão de Pessoas: mostra os perfis do corpo docente e do corpo técnico-administrativo em educação, além de informações acerca dos critérios de seleção e contratação, dos planos de carreira, do regime de trabalho, dentre outros. 

6 - Capacidade e Sustentabilidade Financeira: demonstra a origem e principais aplicações dos recursos orçamentários que asseguram o funcionamento do IF Sudeste MG.

7 – Infraestrutura: apresenta uma fotografia das atuais instalações da instituição, como salas de aula, laboratórios, espaços esportivos, áreas administrativas e bibliotecas. Ainda neste capítulo, está registrado o primeiro Plano Diretor de Infraestrutura (Pladinf) do IF Sudeste MG, instrumento disciplinador do processo de elaboração de projetos e obras de engenharia durante os próximos sete anos na instituição. 

8 – Acervo Acadêmico Digital: sobre a necessidade de implementação de políticas e ações de transformação digital na instituição, com a manutenção da integridade e autenticidade de todas as informações contidas nos documentos.

9 – Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional: fornece informações sobre a realidade e o desempenho institucional a partir das avaliações externa e interna (autoavaliação), com destaque para a importância do papel da Comissão Própria de Avaliação (CPA). 

10 – Planejamento Estratégico: apresenta a metodologia e etapas de construção do planejamento em questão, a Cadeia de Valor, o Mapa Estratégico e os objetivos estratégicos com os seus respectivos indicadores metas para os próximos cinco anos. 

11 – Monitoramento e Revisão do PDI: ressalta a necessidade de acompanhamento continuado da execução do PDI, apresentando as diretrizes para revisões e atualizações do plano. 

 

Como nasceu a proposta do PDI 2021/2025

Criada a Comissão Central para Construção do PDI (Portaria n° 562 de 21 de maio de 2019 e alterações), a construção do PDI 2021/2025 foi iniciada. Com um caráter técnico e representativo, a equipe foi concebida com 18 representantes (vide composição na Portaria) que logo iniciaram estudos usando o PDI vigente no IF Sudeste MG (o PDI 2014-2/2020) e outros documentos da Rede Federal, especialmente aqueles relacionados a área de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. 

Nesse contexto, a Comissão Central também solicitou a designação das comissões temáticas, com a responsabilidade de facilitar as discussões respectivas aos seus temas, produzir e propor conteúdos para elaboração das minutas parciais do PDI, além de consultar a comunidade sobre os conteúdos elaborados, quando necessário, e sistematizar suas proposições para composição do documento. Foram criadas comissões para apoiar todo o processo, conforme ilustra este organograma.

O processo de elaboração buscou privilegiar a participação da comunidade desde o seu início, com o concurso de seleção da logomarca do PDI. Eventos também buscaram favorecer este envolvimento, tais como:

1 - Palestra com o coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Gestão da Rede Federal - Setec-MEC, prof. Weber Tavares, sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional, transmitida pelo YouTube e aberta à comunidade acadêmica

2 - Seminário sobre o processo de construção do PDI 2021-2025, também transmitido pelo YouTube, com a participação do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), professor Luciano de Oliveira Toledo, que proferiu palestra sobre a importância do planejamento institucional e compartilhou a experiência do IFES na elaboração do seu plano.

Já com o devido embasamento para dar mais um passo rumo ao novo PDI 2021/2025, a Comissão responsável propôs um Plano de Trabalho para sua elaboração. O plano foi aprovado pela Resolução Consu nº 02, de 05 de março de 2020 e ajustado conforme Resoluções Consu nº 25, de 10 de julho de 2020 e nº 36, de 30 de setembro de 2020. A partir desta última, foi estabelecido o seguinte cronograma:

Cronograma final de elaboração do PDI

novo

Fonte: elaborado pelos autores

E, percorrendo esta trajetória, surgiu a versão preliminar do PDI 2021/2025, que após apreciação da comunidade acadêmica a partir de consulta pública, passará à avaliação dos órgãos colegiados especializados e órgãos superiores. Para Aluisio de Oliveira, “o novo PDI é, sem dúvidas, um plano com nítida evolução em relação aos anteriores, mantendo a perspectiva de melhoramento contínuo da instituição na elaboração dos documentos norteadores”.

Evolução: conheça os PDIs passados

O primeiro Plano de Desenvolvimento Institucional do IF Sudeste MG, criado para vigorar entre 2009 e 2013, está ligado ao início da atuação do IF. Nesse estágio ainda embrionário da instituição, o plano centrou esforços na observância dos aspectos da legislação vigente e optou-se por um documento apoiado na alta administração, a partir da nomeação de uma comissão composta por 17 servidores ocupantes de cargos de gestão da Reitoria e dos campi que, no início, eram apenas três. 

Os trabalhos foram realizados com o apoio de consultoria externa, pois o conhecimento da estrutura organizacional e informações institucionais ainda eram incipientes. Assim, não houve emprego de metodologias e ferramentas consolidadas de gestão. A elaboração do plano não adentrou de forma efetiva na seara do planejamento institucional, com a definição de objetivos estratégicos, indicadores e metas para o período de vigência do documento.

De toda forma, ao final desse primeiro quinquênio, houve ganho de experiência a partir das análises realizadas, das dificuldades enfrentadas, e do maior grau de maturidade organizacional do IF Sudeste MG naquele momento. A instituição compreendeu rapidamente que, para o próximo PDI, os servidores deveriam trabalhar para tornar o documento mais técnico e participativo, experiência que garantiu o aperfeiçoamento mostrado a seguir. 

O segundo PDI (2014-2020)

Sendo o IF Sudeste MG uma instituição ainda nova, se comparada à maior parte das entidades públicas federais, o segundo PDI do IF Sudeste MG também é o que atualmente vigora 2014/2-2019. Apesar da programação inicial de encerramento do ciclo deste PDI apontar para o ano de 2019, a Comissão Central responsável pela elaboração do novo plano (2020/2024) propôs ao Conselho Superior do IF Sudeste MG uma ampliação da vigência, buscando o maior envolvimento da comunidade acadêmica nesse processo. Com a aprovação desta ideia (Resoluções nº 4 e 5 do ConSu - processo nº 23223.000964/2020-91), foram estipuladas metas para o exercício de 2020 e demais atualizações devidas.

Mas apesar do atual PDI vigente ser, ainda, o segundo da história do IF Sudeste MG, o presidente da Comissão no novo PDI, Aluisio de Oliveira, já identifica nele avanços significativos em relação ao primeiro e destaca que a construção teve maior participação da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. 

A  criação do PDI 2014/2-2019 foi conduzida por uma Comissão Central apoiada por comissões temáticas divididas em: Perfil Institucional e Planejamento Estratégico, PPI, Organização Didático-pedagógica, Plano de Oferta de Cursos e Vagas e Política de EaD, Plano Diretor de Infraestrutura Física, Organização e Gestão de Pessoas, Políticas de Atendimento aos Discentes, Organização Administrativa, Capacidade e Sustentabilidade Financeira, Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional. Cada comissão temática contou com a participação de um agente de integração responsável por coordenar os trabalhos em cada unidade do IF Sudeste MG, revelando uma preocupação com a construção participativa.

No decorrer do processo, o IF Sudeste MG realizou uma plenária sobre o planejamento estratégico, com os representantes das comunidades acadêmicas de todas as unidades, no intuito de estabelecer a análise ambiental, a missão e visão institucional. Tendo como referência esses documentos, foram discutidos e elaborados os objetivos, indicadores e metas para os eixos nos quais o PDI viria a ser organizado: Gestão de Pessoas; Olhar para os Discentes; Gestão Democrática e Integradora; Excelência Acadêmica; Pesquisa e Inovação; Expansão, infraestrutura e Desenvolvimento Institucional; Política de Relacionamento com a Sociedade e Equilíbrio Econômico-Financeiro.

Para que a comunidade acadêmica pudesse acompanhar o andamento da construção, bem como enviar contribuições aos responsáveis, foi criado o Blog do PDI. “Ao final do processo, percebeu-se um maior grau de maturidade institucional em comparação ao processo de construção do primeiro PDI”, revela Aluisio. “Simultaneamente, também foram verificados desafios a serem superados: necessidade de revisões anuais efetivas; maior alinhamento entre os eixos e aperfeiçoamento do planejamento estratégico institucional.”

- Mais informações sobre PDI no IF Sudeste MG podem ser encontradas nesta página dedicada ao assunto. 

- Assista ao vídeo sobre a consulta pública: