Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Novembro > Projeto do IF Sudeste MG vence o VI Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética
conteúdo

Geral

Projeto do IF Sudeste MG vence o VI Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética

Vídeos da série "Questão de Ética" conquistaram o primeiro lugar da competição, promovida pela Comissão de Ética Pública em âmbito federal.

O projeto “Questão de ética” do IF Sudeste MG ficou em primeiro lugar na categoria “A” do VI Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética. O concurso, promovido no âmbito do Poder Executivo Federal, foi  uma iniciativa da Comissão de Ética Pública – CEP, coordenada por sua Secretaria Executiva. A ação teve como um dos seus objetivos promover a difusão e o intercâmbio de práticas de educação para a ética bem sucedidas de lavra das Comissões de Ética dos órgãos e entidades que integram o Poder Executivo federal.

Ao todo, foram avaliadas 16 práticas de 15 instituições públicas.  A avaliação foi realizada pelo Comitê Avaliador do Concurso, integrado pelos Conselheiros Ruy Altenfelder e Roberta Codignoto, bem como pela coordenadora do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo federal, Ana Maria Melo Duarte Guimarães,  tendo sido escolhidas como vencedoras as práticas, identificadas por categoria, cuja pontuação seguiu estritamente os requisitos previstos no edital do Concurso.

O projeto “Questão de ética” foi idealizado pelo servidor Elder Stroppa, coordenado pela técnica em audiovisual Louise Moraes e contou com uma equipe de diversos servidores (veja, ao final do texto).

“O prêmio recebido pelo IF Sudeste MG no concurso de boas práticas na gestão da ética pública, de visibilidade nacional no âmbito da administração pública federal, representa a consagração de um trabalho primoroso, com temas complexos, sendo feito de forma clara, sensível, agradável, divertida, objetiva e de fácil compreensão, elaborado pela equipe de servidores responsável pelo projeto ‘Questão de Ética’.  Acredito que nossa comunidade acadêmica está radiante e orgulhosa com essa merecida conquista, pois simboliza a importância do serviço público, a capacidade criativa, inovadora e competente do nosso quadro de servidores, o que demonstra a busca de melhorias das questões envolvendo os assuntos de ética em nossa instituição e, para além disso, nosso comprometimento com a sociedade para ofertar serviços de qualidade. Gratidão e orgulho são palavras que representam meu sentimento neste momento!”, enfatizou o Reitor do IF Sudeste MG, professor Charles Okama de Souza.

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 26 de novembro de 2020, período vespertino, no XXI Seminário Ética na Gestão – Ética Pública e Governança. 

Fonte: http://etica.planalto.gov.br/noticias/resultado-do-vi-concurso-boas-praticas-na-gestao-da-etica

Conheça a Campanha “Questão de Ética”

 A Coordenadora da campanha Questão de Ética, a técnica em audiovisual Louise Moraes, explicou que o projeto levou nove meses, desde as reuniões iniciais em novembro de 2019 até a publicação do último episódio da série em 13/08/2020. “Foram quatro meses de pesquisa de tema e elaboração dos roteiros de gravação, 10 dias (intensos) de gravação e quatro meses de edição e finalização dos episódios.”, explicou Louise.

questão de ética vence

A campanha foi pensada para ser veiculada no canal do Youtube do IF Sudeste MG e divulgada pelo e-mail institucional para todos os servidores e servidoras do Instituto, que eram o público-alvo do Projeto.

O idealizador da campanha, o servidor Elder Stroppa, explicou como surgiu a ideia da ação. “Em julho de 2019, dois meses após ter sido escolhido pelos membros da Comissão de Ética do IF Sudeste MG para ocupar sua presidência, tendo em vista o término do mandato do professor Jeffersson, eu a secretária executiva da Comissão de Ética do IF Sudeste MG fizemos o ‘Curso Básico de Gestão da Ética Pública’ na ENAP em Brasília. Tivemos então oportunidade de tomar contato com muitos representantes de Comissões de Ética de órgãos e entidades do Poder Executivo e algo que nos chamou a atenção, foi a quase unanimidade de relatos dos membros de comissões sobre a pouca visibilidade destas perante os servidores/colaboradores. Além disso, os próprios facilitadores e professores do curso relatavam este fato em suas observações. Nós sabíamos que no IF Sudeste MG a realidade não era muito diferente, pois até hoje algumas pessoas confundem a Comissão de Ética Pública, com a Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Assim, quando retornamos de Brasília, apresentamos aos membros da Comissão, em uma reunião ordinária a proposta de pensarmos em um projeto para melhor divulgação das condutas e do pensamento ético, bem como, da própria existência da Comissão de Ética no IF Sudeste o que foi acolhido por unanimidade.”

O servidor Elder contou ainda que a ideia foi amadurecida após reunião com a Coordenação-Geral de Comunicação Social e Marketing do IF Sudeste MG. “A ideia dos vídeos e das outras ações da campanha, veio depois de algumas (poucas) reuniões que tivemos, pois toda a equipe é bastante focada e resolutiva. Nestas interações os profissionais da Comunicação entenderam que o caminho menos ‘formal’ para se falar de algo tão ‘formal’ quanto a conduta ética era através de vídeos, lembrando que todos os passos eram levados ao exame dos membros da Comissão, pois ao contrário do que alguns imaginam esta é formada por servidores de vários Campus e toma suas decisões de maneira colegiada.”.

Os vídeos da série “Questão de Ética”, conforme a coordenadora do projeto Louise Moraes, contam com uma linguagem leve e descontraída, inspirada nos vídeos do Youtube que se apropriam do humor da internet para tornar o conteúdo mais atrativo e didático. “O tema de cada episódio foi escolhido a partir das dúvidas recebidas pela CEP dos nossos próprios servidores, uma tentativa de atender os anseios da nossa comunidade”, enfatizou Louise.

O servidor Élder  finalizou afirmando que a acredita que a campanha tenha cumprido seu papel. “Em princípio, nossa expectativa era (e ainda acredito que seja) que a comunidade do IF Sudeste MG se sinta à vontade para falar de ética, debater este tema e tornando a comunicação e os trabalhos da Comissão mais próximos do cotidiano das pessoas que trabalham em nosso Instituto”

Assista aos vídeos da campanha no canal do IF Sudeste MG no Youtube.

Conheça a equipe do Projeto “Questão de Ética

ficha técnica questão de ética