Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Outubro > Enade: cursos do IF Sudeste MG são destaque em avaliação do Inep

Enade: cursos do IF Sudeste MG são destaque em avaliação do Inep

Agroecologia do Campus Rio Pomba obteve nota 5 e os cursos de Agronomia, Nutrição e Tecnologia em Gestão Ambiental de Barbacena, 4.
publicado: 27/10/2020 18h30, última modificação: 27/10/2020 18h30
#Pratodosverem: Imagem comemorativa pelo resultado. Ao fundo, aparece o prédio da Reitoria. À esquerda, está o nome do Exame e a frase "IF Sudeste MG tem resultado expressivo no Enade 2019".

O IF Sudeste MG é destaque no resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O curso de Agroecologia do Campus Rio Pomba conquistou a nota máxima (5) na avaliação e os de Agronomia, Nutrição e Tecnologia em Gestão Ambiental de Barbacena, nota 4.  O resultado referente à avaliação de 2019 foi divulgado no dia 20 de outubro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) do Ministério de Educação.

Acesse a página do Inep e tenha acesso à avaliação completa dos cursos

Veja as declarações dos coordenadores dos cursos que se destacaram na avaliação:

Eli Lino de Jesus, coordenador do curso de Agroecologia do Campus Rio Pomba:

“Em primeiro lugar, essa nota 5 é o resultado de um esforço conjunto, todos dão suas contribuições, da mesma forma: nossos dirigentes (da Reitoria e do Campus) , diretores, coordenadores, professores de diversos departamentos e técnicos administrativos. Assim, é um reconhecimento do IF Sudeste MG  e do Campus  e não apenas de nosso curso de Agroecologia. Acredito que a carga teórica, científica, histórica, filosófica e crítica que nossos estudantes recebem é muito importante, mas, o fato de nosso campus possuir áreas em que as práticas podem ocorrer, faz uma grande diferença.Isso permite um contato com a produção,  com a realidade. Devo ainda acrescentar que o fato de estamos no meio rural faz com que o entendimento dos problemas do campo sejam intensamente debatidos e reconhecidos. Assim tudo contribui para uma formação diferenciada, que se expressa no resultado da avaliação do Enade. Aproveitamos esse momento para agradecer, a colaboração de todas e todos colegas e, especialmente, a dedicação de nossos discentes.”

Teresa Drummond Correia , coordenadora do curso de Agronomia do Campus Barbacena:

"É com grande satisfação que recebemos essa notícia! Gostaríamos de parabenizar e agradecer o empenho de todos que fazem parte dessa conquista: estudantes, técnicos administrativos e de campo (efetivos e terceirizados) e docentes. Buscaremos sempre o aperfeiçoamento para que os estudantes se tornem profissionais cada vez melhores.”

Rosimar Regina da Silva, coordenadora do curso de Nutrição do Campus Barbacena:

“Parabenizamos a toda comunidade acadêmica, em especial, aos docentes e alunos pela seriedade e comprometimento que resultaram nessa tão importante conquista que engrandece a nossa instituição! Este resultado demonstra que o IF Sudeste MG preza pelo ensino público, gratuito e de qualidade!”

Ana Carolina Campos , coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Barbacena:

“Acredito que a nota obtida demonstra o empenho de professores, estudantes e da instituição em obter melhorias contínuas na qualidade do ensino ofertado. Por se tratar de uma avaliação feita pelo Ministério da Educação, o Enade é uma referência para os estudantes avaliarem a qualidade do curso e escolherem uma instituição de qualidade para estudarem. Isso ocorre porque o exame propicia a verificação de como os alunos formandos assimilaram o conhecimento, como a instituição se organiza para oferecer um aprendizado de alto nível e também é possível constatar o empenho e dedicação dos professores. A nota no Enade é sem dúvida um excelente parâmetro para escolher um curso de excelência, que vai proporcionar uma ótima qualificação e contribuir para a inserção profissional dos alunos egressos. Como coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental estou satisfeita com o resultado, entretanto, acredito que é preciso nos dedicarmos continuamente para que tenhamos um curso cada vez melhor.”

Também foram avaliados os cursos de Engenharia de Controle e Automação do Campus Juiz de Fora e de Zootecnia de Rio Pomba que obtiveram nota 3.