Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Outubro > Mostra Cultural transformou arte em manifestações de carinho durante a pandemia

Mostra Cultural transformou arte em manifestações de carinho durante a pandemia

publicado: 02/10/2020 16h27, última modificação: 05/10/2020 15h51
O evento, realizado no dia 1 de outubro com transmissão ao vivo pelo YouTube, teve apresentações de música, poemas e imagens.

Mostra Cultural - banner.jpegUm abraço virtual em forma de poesia. Um beijo a distância traduzido em notas musicais. Uma saudação on-line feita por meio de fotografias e desenhos. A cultura se transformou na melhor forma de aproximação entre servidores e alunos do IF Sudeste MG neste momento de pandemia. E, para consagrarmos esta relação, nada melhor do que fazer uma festa.

E foi isso que aconteceu na última quinta-feira, dia 1 de outubro. A primeira edição da Mostra Cultural reuniu apresentações musicais, declamações de poemas e exposição de imagens (fotos e desenhos) feitos por alunos e servidores do IF. “A arte e a cultura sempre terão um recado para dar”, ressaltou um dos organizadores da Mostra, Antônio Carlos Caires Costa.

O evento foi transmitido ao vivo pela página oficial do IF Sudeste MG no YouTube.

Você perdeu a primeira edição da Mostra Cultural? Assista o evento agora.

Paisagem da janela

Em uma época de distanciamento social, com as pessoas se acostumando a contemplar o ambiente e interagir com vizinhos a distância, nada mais adequado do que se inspirar em Fernando Brant e Lô Borges e desenvolver o tema “Paisagem da janela” na primeira edição da Mostra. Os participantes produziram seus trabalhos em casa e puderam apresentá-los ao IF por meio da janela virtual.

Mostra Cultural 2.pngO professor do Campus Rio Pomba, Lucas Ferrari, mostrou que tem talento para além das salas de aula. Ao lado da esposa, Ana Carolina Costa, e do colega José Timóteo Júnior, cantaram o “A rã”, de João Donato e Caetano Veloso. E, com o estudante do IF Eduardo Maciel, apresentou “E quanto vale a vida?” (de autoria de Eduardo).

A história de Lucas com a música já vem da época em que ele estudava na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi no coral da UFV que conheceu Ana Carolina e José Timóteo. Quando deixaram o grupo, se uniram e formaram o Trio Lútica. “Tem muito tempo que canto e toco violão junto com o Trio Lútica. Ficamos felizes de sermos escolhidos para nos apresentarmos nessa Mostra Cultural. E será ótimo conhecermos outros talentos”.

Mostra Cultural 3.pngQuem também chamou a atenção com sua desenvoltura em frente à câmera e um discurso sobre igualdade racial foi a estudante do curso técnico integrado em Eletromecânica do Campus Juiz de Fora, Natália Fonseca. Ela declamou o texto “Esperança Inocente”, de sua autoria.

A jovem se encantou com a cultura ainda aos 6 anos de idade, quando começou a fazer teatro. Desde os 8, faz aulas de música. “O que motivou minha inscrição no evento foi meu apreço pela cultura e arte, já que essas transformam vidas e são uma fonte de inspiração para muitas pessoas, além de formarem cidadãos e profissionais mais bem preparados para o mundo. Elas sempre estiveram presentes na minha vida e foram essas que ajudaram na minha construção como indivíduo”.

Interação com o público

Mostra Cultural 1.pngA troca de afeto não esteve somente nas músicas, nas poesias e nas fotos. As apresentadoras do evento Bianca Alvin e Rosana Machado receberam a comunidade com abraços virtuais. Além de chamarem as atrações, elas também se tornaram as porta-vozes das manifestações de carinho ao lerem as mensagens enviadas pelo público que acompanhava a transmissão.

O evento foi produzido pela Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão, pelo Comitê de Comunicação Social e Marketing e pela comissão organizadora.

Veja novamente a Mostra Cultural