Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Outubro > Vídeo elaborado por pedagogas dá orientações para estudantes no ERE

Vídeo elaborado por pedagogas dá orientações para estudantes no ERE

Material, que traz dicas de organização de estudo, está sendo divulgado nas redes sociais das unidades do IF Sudeste MG.
publicado: 20/10/2020 12h00, última modificação: 20/10/2020 13h54
#Pratodosverem: Imagem ilustrativa do vídeo. O fundo é azul claro. À esquerda, há o desenho de duas pessoas mexendo em celular e um smartphone maior. Em cima, há o texto "Nova etapa, novos desafios". E, abaixo, está escrito "Como organizar e otimizar seus estudos no ERE". No canto inferior direito, está a logo do IF.

A mudança do ensino presencial tradicional para o remoto tem reflexos importantes no cotidiano do aluno. Mesmo após um mês do início das aulas, muitos ainda apresentam dificuldades em acompanharem as atividades on-line. Esta situação tem recebido uma atenção especial da equipe de pedagogos do IF Sudeste MG, que mantiveram o contato com os estudantes, mas de forma virtual. E, para aproximar destes jovens, o grupo resolveu investir também numa linguagem mais adaptada para os dias atuais: a das redes sociais.

Com orientação da Comissão 10 do Projeto Reencontro, as pedagogas do Campus Rio Pomba Luciana Narciso, Renata Mota e Rosana Vidigal elaboraram um vídeo que tem como objetivo orientar os estudantes sobre técnicas de organização, além de servir como um “abraço virtual” nos jovens que enfrentam uma nova realidade na educação. O material pode ser acessado nas páginas do Facebook e Instagram do IF Sudeste MG.

“Em contato com a equipe técnico-pedagógica do IF Sudeste MG, recebemos alguns materiais audiovisuais elaborados por outros campi. Assim, o vídeo surgiu como uma forma de tornar mais dinâmico o trabalho de orientação aos alunos e de reforçar o que foi realizado anteriormente, via e-mail. A palavra de ordem deste momento atual é (re)inventar. Acreditamos que o vídeo é fruto dessa exigência da atualidade”, explicaram as pedagogas.

O material foi elaborado, inicialmente, para os estudantes dos cursos técnicos integrados. No entanto, as pedagogas consideraram que, diante do alcance nas redes sociais, seria importante transformar as dicas para os alunos de todos os níveis. “A princípio, consideramos que o material em vídeo atenderia mais diretamente os alunos dos cursos técnicos integrados, pois, na forma presencial, eram eles quem mais apresentavam uma demanda por atendimentos, na organização dos estudos. Por outro lado, sabemos que o conteúdo constante do vídeo é válido para todos aqueles que se encontram em situações de aprendizagem, de forma especial no Ensino Remoto Emergencial”.