Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > abril > Eficiência energética: Campus Barbacena é aprovado em primeira etapa de chamada da Cemig
conteúdo

Geral

Eficiência energética: Campus Barbacena é aprovado em primeira etapa de chamada da Cemig

Comunidade acadêmica aguarda divulgação do resultado final. Projeto é coordenado pela ProDI em articulação com Comissão de Conservação de Energia. Apoio é da Procuradoria Federal.
publicado: 12/04/2021 16h27, última modificação: 12/04/2021 19h15

No último mês, o Campus Barbacena teve a sua aprovação na primeira etapa do Edital da Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética CEMIG D nº 001/2020.  O Programa de Eficiência Energética da CEMIG é executado anualmente, conforme disposições da legislação aplicável, a qual determina que as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica devem aplicar anualmente o valor equivalente a 0,40% (zero vírgula quatro por cento) de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento de programa para o incremento da eficiência energética no uso final de energia elétrica, através de projetos executados em instalações de consumidores.

Conforme as disposições do edital, até o dia 13 de maio deste ano será divulgado o resultado das propostas de projeto classificadas. “Temos muita expectativa, pois esse projeto será de extrema importância para o nosso campus, especialmente pelo atual de cenário de restrições orçamentárias. Espero deixar mais essa grande conquista para o Campus Barbacena”, afirma o diretor-geral do Campus Barbacena, professor Marcelo José Milagres de Almeida.  

A participação no processo de chamamento é fruto de uma parceria entre o IF Sudeste MG e a Fundação Arthur Bernardes - Funarbe (Termo de Convênio nº 02/2020). O projeto é coordenado pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional em articulação com a Comissão Interna de Conservação de Energia – CICE e contou com o apoio jurídico da Procuradoria Federal junto ao IF Sudeste MG. 

“Atualmente podemos afirmar que a nossa instituição possui expertise em ações dessa natureza, as quais se desdobram em benefícios para a nossa instituição, como: redução das despesas orçamentárias com energia elétrica, melhorias (inclusive segurança) nas condições das instalações elétricas e, principalmente, demonstram a preocupação com a sustentabilidade ambiental.”, destaca o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Aluísio de Oliveira.

"Esperamos repetir o sucesso de 2019, ocasião na qual o Campus Juiz de Fora foi contemplado na Chamada Pública nº 01/2019 da CEMIG Distribuição S.A. com o projeto de eficientização das suas instalações elétricas no valor de valor de R$ 496.812,76," explica o professor Filipe La-Gatta, atual coordenador da CICE.