Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > abril > IF Sudeste MG se prepara para lançar edital do Programa de Assistência Estudantil 2021
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG se prepara para lançar edital do Programa de Assistência Estudantil 2021

Em tempos de distanciamento social devido à pandemia da COVID-19, o Programa de Assistência Estudantil utilizará o CadÚnico para as inscrições dos beneficiários. Saiba como se cadastrar.
publicado: 30/04/2021 15h35, última modificação: 30/04/2021 15h35
#Paratodosverem: imagem em fundo verde com ícones de casa, bola, livro, garfo e faca, com o escrito: Em Breve: Assistência Estudantil 2021 e a logo do IF Sudeste MG

#Paratodosverem: imagem em fundo verde com ícones de casa, bola, livro, garfo e faca, com o escrito: Em Breve: Assistência Estudantil 2021 e a logo do IF Sudeste MG

Visando manter seu compromisso social para a permanência e êxitos de seus alunos, em especial os mais vulneráveis economicamente, o IF Sudeste MG lançará ainda em maio o Programa de Assistência Estudantil 2021.

Em tempos de distanciamento social devido à pandemia da COVID-19, o Programa de Assistência Estudantil também teve de se adaptar e assim como ocorreu com os grupos de concorrência do Processo Seletivo 2021.1, o processo de inscrição e análise de documentos será baseado no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.

Mas, afinal, o que é o CadÚnico?

Segundo o site gov.br, o Cadastro Único é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado. 

Por meio do CadÚnico os beneficiários tem acesso a programas como: Bolsa Família, Auxílio Emergencial, Tarifa Social de Energia Elétrica e até pode requerer isenção nas taxas de inscrição para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e também para diversos concursos públicos.

De acordo com o Governo Federal, 51,4 milhões de pessoas estão inscritas no CadÚnico em 2020, com expectativa de grande aumento em 2021.

Como consultar e cadastrar?

Para conferir se você está inscrito no CadÚnico, saiba que a consulta pode ser realizada pelo site do Ministério do Desenvolvimento Social em “Consulta Cidadão Cadastro Único”, para isso é só preencher o nome completo, data de nascimento e nome da mãe para consultar.

A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo de celular chamado “Meu CadÚnico” que está disponível na Play Store e Apple Store, ou também por telefone ligando no número: 0800 707 2003, a ligação é grátis e o atendimento é de segunda a sexta das 7 às 19h e em finais de semana e feriados é das 10h às 16h.

Já o cadastramento não é feito pela internet! É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade para se inscrever. Os municípios costumam fazer visitas domiciliares às famílias de baixar renda de forma periódica para fazer o cadastramento no Cadastro Único. Mas, a família que se enquadra nos requisitos e ainda não está inscrita no Cadastro Único, deve procurar o CRAS da sua cidade que é o Centro de Referência em Assistência Social ou a prefeitura e pedir para que realize o cadastro. O solicitante deve ter, no mínimo, 16 anos.

Para aqueles que estão interessados em participar do Programa de Assistência Estudantil do IF Sudeste MG em 2021 e ainda não tem o CadÚnico, vale a pena antecipar esse cadastro essencial para participar do edital. Fiquem atentos, devido ao Programa “Minas Consciente” aos horários e condições de atendimento em sua cidade. O cadastro costuma demorar, no mínimo, 48h para ser inserido no sistema, mas este prazo pode ser maior. Por isso, é importante não deixar para fazê-lo somente depois da publicação do edital.