Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > janeiro > Inscrições abertas: DRIIT oferece oportunidade de estudo em universidades dos EUA

publicado: 13/01/2021 15h24, última modificação: 13/01/2021 15h37
Seleção levará à indicação de até dois alunos de graduação para bolsas de estudo pelo Programa Community College Initiative

CCI banner

Alunos de graduação que têm interesse em estudar em universidades dos EUA têm até 24 de janeiro para se candidatar a bolsas de estudos pelo Programa Community College Initiative. A seleção, que abriu inscrições no dia 11, é de iniciativa da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRIIT) do IF Sudeste MG, responsável por indicar até dois alunos ao pleito. Acesse a chamada.

Para se inscrever, é necessário enviar ao e-mail internacional@ifsudestemg.edu.br os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido em inglês, essay (redação), além de histórico e comprovante de matrícula atuais. Os detalhes desta etapa estão nos itens 7 e 8 do edital. Entre os requisitos de candidatura, estão o diploma de Ensino Médio e estar cursando um dos anos iniciais da graduação, além do conhecimento básico de Inglês.

Segundo a DRIIT, o programa fornece aos participantes um período de estudos acadêmicos de 10 meses em uma Universidade Comunitária (Community College) dos Estados Unidos. Não há  concessão de grau acadêmico, mas sim o desenvolvimento de habilidades técnicas dos participantes, aprimoramento de suas capacidades de liderança, e de sua proficiência em Inglês. O Programa também oferece oportunidades para estágios profissionais, práticas extensionistas e envolvimento com a comunidade.

Mais sobre o Programa

O Community College Initiative é patrocinado pelo Departamento de Estado dos EUA com financiamento fornecido pelo Governo desse país, administrado pelo Northern Virginia Community College (NOVA), em cooperação com o Community College Consortium. Ele busca incentivar uma aprendizagem holística e troca de experiências, concentrando-se em cinco pilares: acadêmico, intercâmbio cultural, práticas extensionistas, desenvolvimento profissional de carreira, liderança e planejamento de ação. Segundo a DRIIT, todos os pilares do Programa CCI são de igual importância. A oportunidade de participação no programa está sendo ofertada em parceria com o Escritório da Embaixada dos EUA em Belo Horizonte (MG).

Imagem: https://exchanges.state.gov/non-us/program/community-college-initiative-program