Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > janeiro > Servidores, alunos e comunidade externa poderão opinar sobre abertura de bases de dados

Consulta pública será realizada de 25/01 a 07/02 e busca construção conjunta de novo Plano de Dados Abertos.
publicado: 19/01/2021 17h01, última modificação: 19/01/2021 17h01

De 25 de janeiro a 7 de fevereiro, as comunidades interna e externa do IF Sudeste MG poderão participar de consulta pública realizada pela Comissão Central de Acompanhamento e Implantação do Plano de Dados Abertos (CCPDA). O objetivo é a construção coletiva sobre quais bases de dados, constantes do inventário da instituição, devem ou não ser publicadas em formato aberto.

Segundo a presidente da CCPDA, Cristina Thielmann Martins, a consulta também visa a atender ao compromisso assumido pelo IF Sudeste MG no atual Plano de Dados Abertos, no que se refere à abertura de diálogo com a comunidade acadêmica e civil sobre a priorização de novos dados a serem disponibilizados. É importante que a instituição tome conhecimento sobre quais dados devem ser priorizados para a abertura, uma vez que eles podem “auxiliar a comunidade em suas pesquisas, geração de negócios e promoção do conhecimento”, de acordo com a presidente. Após a conclusão da vigência do atual Plano de Dados Abertos, a instituição efetuará a elaboração do próximo plano.

Entenda sobre Dados Abertos

Dados Abertos são aqueles que qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade. Assim, o Plano de Dados Abertos (PDA) é o documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados do IF Sudeste MG, obedecendo a padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações pelas comunidades interna e externa. É este documento que a Comissão Central de Acompanhamento e Implantação do Plano de Dados Abertos construirá para os próximos 2 (dois) anos, 2021/2023.

Para obter mais informações sobre os princípios e os motivos para abertura de dados abertos, consulte https://dados.gov.br/pagina/dados-abertos.

Em caso de dúvidas, a CCPDA pode ser contatada pelo e-mail: comissaocentral.dadosabertos@ifsudestemg.edu.br.