Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > junho > Começa execução de projetos do IF Sudeste MG no Programa IF Mais Empreendedor Nacional

Sete projetos serão executados entre junho e novembro, buscando apoiar empreendimentos impactados negativamente pela pandemia.
publicado: 09/06/2021 12h10, última modificação: 09/06/2021 12h16

Entre os meses de junho e novembro de 2021, o IF Sudeste MG executará sete projetos para a remodelagem de pequenos empreendimentos que foram impactados negativamente com a pandemia de COVID-19. As ações fazem parte do Programa IF Mais Empreendedor Nacional, ao qual a instituição aderiu, por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTEC). O Programa é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Os recursos financeiros somam mais de R$154 mil, referentes às 50 bolsas que serão concedidas aos aprovados.

Cada projeto é composto por um coordenador de equipe e seis estudantes bolsistas. Atuam, ainda, estudantes voluntários e outros servidores (também voluntários), bem como a coordenadora institucional do Programa. No total, são 57 participantes do IF Sudeste MG que, juntos, apoiarão 36 empreendimentos. As empresas atendidas estão situadas nos municípios mineiros de Rio Pomba, Tabuleiro, Santos Dumont, Santa Cruz de Minas, Juiz de Fora e Cataguases, nos mais diversos setores da economia, tais como: Alimentício, Serviços, Comércio Varejista, Artesanato, Audiovisual, Estética e beleza, dentre outros.

Confira a relação de projetos:

1)      "Empreendedores de Rio Pomba em ação"
Coordenadora: Bruna Rodrigues de Freitas | Campus Rio Pomba

2)      "Caminhos para repensar a escrita do presente: ações de apoio à manutenção e crescimento de cursinhos de redação de Juiz de Fora"
Coordenadora: Dayane Campos da Cunha Moura | Campus Juiz de Fora

3)      “Minha casa, sua casa” Capacitação e estruturação para a oferta de serviço de hospedagem
Coordenadora: Izabel Cristina Rodrigues | Campus Santos Dumont

4)      "Capacitação dos empreendedores individuais e micro e pequenas empresas (MPEs) do município de Santa Cruz de Minas para inserção dos seus produtos nas plataformas do comércio eletrônico, o e-commerce"
Coordenador: Leandro Eduardo Vieira Barros | Campus São João del Rei

5)      "Cri(s)e na pandemia: buscando soluções para a melhoria do comércio de livros e para a ampliação dos hábitos e índices de leitura"
Coordenadora: Patrícia Pedrosa Botelho | Campus Juiz de Fora

6)      "Mulheres Negras – Empreendendo e Empoderando"
Coordenador: Pedro Paulo Lacerda Sales | Campus Avançado Cataguases

7)      "Rede Empreendedora do Audiovisual"
Coordenador: Rubens Ahyrton Ragone Martins | Campus Avançado Cataguases

A coordenação institucional do Programa é de responsabilidade da diretora do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTEC), Flávia Couto Ruback Rodrigues. Informações adicionais poderão ser obtidas enviando e-mail para nittec.reitoria@ifsudestemg.edu.br ou pelo telefone (32) 98469-7149.

A cerimônia oficial de lançamento do Programa Nacional aconteceu na última segunda-feira (07) e pode ser conferida no Youtube.