Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > maio > Informação, interação e cultura: Aula de Acolhimento já alcança 2.300 visualizações
conteúdo

Geral

Informação, interação e cultura: Aula de Acolhimento já alcança 2.300 visualizações

publicado: 20/05/2021 15h24, última modificação: 20/05/2021 19h38
Lançamento do Manual do Estudante e divulgação da Mostra Cultural fizeram parte da webinar de boas-vindas realizada na noite de quarta-feira (19). Confira como foi o evento.

“A família IF Sudeste MG ficou maior”. A constatação do pró-reitor de Ensino do IF Sudeste MG, professor Damião de Souza Vieira Júnior, foi também a celebração representada pela Aula de Acolhimento realizada na noite da última quarta-feira (19). Conduzido pela jornalista do IF Sudeste MG, Bianca Alvin, o webinar de boas-vindas voltado a alunos novos e veteranos foi transmitido pelo canal do IF Sudeste MG no Youtube (assista) com audiodescrição e tradução integral em Libras pela equipe de intérpretes da instituição. 

O objetivo foi não só apresentar o IF Sudeste MG e seu funcionamento num período excepcional, mas oferecer informações úteis e relatos importantes para a adaptação dos estudantes ao novo ano letivo que se inicia. Eles foram recebidos virtualmente por autoridades da instituição, incluindo o reitor André Diniz, e também por outros alunos e profissionais com contribuições à vida acadêmica remota.

Reitor André Diniz WebinarBem-vindos(as) a uma "grande instituição"

O pró-reitor de Ensino, Damião de Sousa Vieira Júnior, iniciou os pronunciamentos de autoridades mostrando-se sensível diante das expectativas e ansiedades dos alunos. Ele explicou peculiaridades do IF Sudeste MG, como por exemplo, a maneira que se diferencia de outras instituições na oferta de Educação Profissional e Tecnológica, e também encorajou os espectadores, afirmando que as dificuldades tornarão todos mais fortes. “Vocês terão a oportunidade de entrar e se encantar com nossa instituição em dois momentos distintos e tenho certeza de que o segundo momento será muito mais prazeroso para todos nós”, declarou.

O reitor André Diniz enfatizou aos novos estudantes o fato de estarem ingressando em uma instituição muito grande e forte, com alcance inimaginável. Apresentou o Reencontro como um grande projeto de enfrentamento à pandemia e que tem permitido à instituição atravessar o atual momento excepcional e planejar um futuro retorno com qualidade e segurança. “Fiquem à vontade para requisitar o nosso auxílio. Nós estamos aqui para isso: para servir a cada um de vocês, estudantes e seus familiares”, finalizou. 

A Pesquisa, a Tecnologia e a Inovação como estratégias na formação de estudantes pelo IF Sudeste MG foi um dos pontos destacados pelo pró-reitor Geraldo Majela Moraes Salvio. Já a professora Rosana Machado, à frente da Pró-Reitoria de Extensão, explicou sobre esta terceira área da tríade: “A Extensão é o lugar de fazer circular todo esse conhecimento construído dentro e fora da instituição. Cresce o estudante, cresce a instituição, cresce a sociedade”. Exemplificou com estágios e a internacionalização, capazes de conectar o IF Sudeste MG com o ambiente externo, proporcionando benefícios para todos os envolvidos. Rosana ainda alertou para o prazo de submissões ao PiaEx, que termina em 31 de maio. 

maritza dessupoioEnsino Remoto Emergencial é EaD?

Não. Este assunto foi foco de esclarecimentos pela coordenadora pedagógica Maritza Dessupoio de Abreu. Além de prever a retomada de atividades presenciais ao fim do estado de emergência, o ERE é focado em competências e objetivos mínimos de aprendizagem, o que não ocorre no Ensino a Distância, segundo ela. 

Maritza indicou o endereço ifsudestemg.edu.br/ere, onde os estudantes encontram detalhes sobre o ensino remoto no IF Sudeste MG, e alertou para o acompanhamento dos planos de ensino, planos de atividades pedagógicas e calendários acadêmicos, estes últimos, instrumentos importantes para que os alunos não percam prazos. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), atividades e frequência também foram abordados pela coordenadora, assim como as trilhas do conhecimento, contendo dicas e treinamentos para melhor adaptação ao ERE. Ao final da aula de acolhimento, Maritza respondeu questionamentos dos estudantes, assim como o pró-reitor de Ensino.

raquel blankLançamento do Manual do Estudante

Lançado durante o webinar, o Manual do Estudante é um e-book interativo cuidadosamente pensado para mostrar aos alunos o funcionamento do IF Sudeste MG durante o Ensino Remoto Emergencial. Assim, SIGAA, atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, atividades de internacionalização, assistência estudantil e atendimento psicológico ao aluno são alguns assuntos encontrados no Manual do Estudante, que está acessível por um banner na página inicial do site do IF Sudeste MG. 

O e-book foi apresentado pela jornalista e coordenadora de Comunicação Social e Marketing da instituição, Raquel Blank. Além de contar como o Manual foi produzido, a jornalista, que também é presidente da Comissão C10 do Reencontro, mostrou páginas e detalhou aspectos importantes, tais como a possibilidade de clicar em links da publicação digital, lembrando ainda sobre dicas de estudos, música e entretenimento ali presentes. “Esperamos que este manual possa auxiliar e esclarecer as suas dúvidas iniciais, mas depois de ler com calma e atenção, se ainda tiverem dúvidas, entre em contato com a Comissão de Cuidados com os Estudante pelo link disponibilizado no manual”, finalizou a coordenadora.

luís guilhermeDe aluno para aluno: experiências com o ERE

O compartilhamento de experiências reais vividas por alunos do IF Sudeste MG foi a penúltima atração da Aula de Acolhimento. Muitos deles ingressaram presencialmente no IF Sudeste MG e precisaram passar pela adaptação a um novo modelo de ensino com  o qual ninguém estava habituado. Eles relataram casos pessoais e também aconselharam os ingressantes da instituição.

Conduzida pelo diretor de Extensão Cleverson Ramon Carvalho Silva, a Roda de Conversa teve a participação de alunos de diversas modalidades, que relataram suas dificuldades. “No início pensei em desistir, não tinha equipamento, não tinha internet de boa qualidade (...), vieram os percalços, como aprender a lidar com a plataforma do SIGAA, difícil, a gente nunca tinha visto (...) mas os professores foram maravilhosos, nos auxiliaram com muito boa vontade, estavam sempre dispostos a nos ajudar e estão aí até hoje. Então a quem está chegando aconselho a vocês nem pensarem em desistir, porque é muito bom, estou aprendendo muito”, contou a aluna do Campus Juiz de Fora, Helena Honório. 

Responsabilidade e planejamento foram algumas das dicas dadas pelo aluno do Campus Muriaé, Luís Guilherme dos Santos, cuja experiência no IF Sudeste MG foi enriquecida ao integrar a Comissão C5 do Projeto Reencontro. Ele ressaltou a importância da participação em projetos e colegiados, destacando a representatividade como aliada dos direitos dos alunos.

Participaram, na mesma oportunidade, alunos dos campi Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei, Wanessa , Joseani Adalemar Netto e Sullyara Luna Nascimento, respectivamente. Alguns relataram que precisaram de apoio psicológico oferecido pelo IF Sudeste MG e o obtiveram, de maneira que isso evitasse a desistência num momento atípico. “Como que o IF acolheu a sociedade, acolheu a comunidade pra ajudar, pra melhorar a situação pra todo mundo”, surpreendeu-se Wanessa, cujos percalços incluíram a conciliação dos estudos com os cuidados com o filho pequeno. 

Vem aí: II Mostra Cultural

Estudantes, servidores e pessoas da comunidade externa estão convidadas a participar da II Mostra Cultural do IF Sudeste MG. A Aula de Acolhimento também foi um momento de lançamento do evento, que recebe inscrições até 4 de junho (saiba mais). Como uma prévia da Mostra, foram apresentados três vídeos musicais produzidos por integrantes de projetos institucionais de extensão, arte e cultura. 

O primeiro vídeo é uma interpretação da música “Ode à Alegria”, de Beethoven, produzido pelos participantes do projeto de extensão Escola de Música do IF Sudeste MG, coordenado pela servidora Bruna Caroline de Souza Berbert, do Campus Rio Pomba. O segundo, uma interpretação da música “Paciência”, de Lenine, pela servidora Bruna Caroline de Souza Berbert, do Campus Rio Pomba, no violino; Helen Barra de Moura, do Campus Juiz de Fora, no piano; Valdir José da Silva, do Campus Barbacena, na sanfona; e, no vocal, Carlos Henrique Luiz, integrante do projeto de extensão Música para Todos, do Campus Juiz de Fora. Já o terceiro vídeo é da música “Mais uma vez”, de Renato Russo, interpretada pelo coral do mesmo projeto, coordenado pela servidora Helen Barra de Moura.

“São novos tempos, novos ventos
Novas expressões, novas opiniões

Chega a maturidade, a idade do pensar
Estudar, estudar, estudar
Já vi que o IF vai se tornar agora o meu terceiro lar
Um mar, um mar de conhecimento
Então, eu me contento em saber
Que agora o IF vai me ensinar a escrever
A história do meu entender”

Poema de Laura Helena Faria da Silva - espectadora do Campus Juiz de Fora, sobre a Aula Inaugural